Oferenda ao Orixá Oxossi

Oxóssi na Umbanda é considerado patrono da linha dos caboclos, atuando para o bem-estar físico e espiritual dos seres humanos.

Segundo esta religião, Oxóssi é figura representativa de uma das sete forças principais de Deus: a força da luta, do trabalho, da providência e da afirmação positiva. Assim, para a Umbanda, Oxóssi representa uma das sete forças primordiais de Deus, pertencendo ao pólo positivo das energias espirituais, expandindo, irradiando e impelindo os seres para a

 construção vigorosa de seus destinos, bem como garantindo que os mais fragilizados encontrem doutrinação firme e amorosa, desenvolvendo seu saber religioso e sua fé.

A figura de Oxóssi tem origem na mitologia africana, para a qual seria um antepassado africano divinizado, filho de Yemanjá, irmão de Omulu-Obaluayê e rei da cidade de Oyó, localizada na África sudanesa – de onde provêm os povos nagô (keto, ijexá e oyó) e mina-jeje. Também é considerado o caçador por excelência; o arqueiro de uma flecha só – sempre certeira.

Oferenda a Oxossi

Você pode fazer em uma floresta, mata ou uma arvore bem bonita.

Primeiro faz uma oferenda aos Guardiões, Exus, Exus Mirim e Pomba gira da linha de Oxossi, a esquerda do local que você escolheu.
7 tipos de frutas diferentes

7 velas brancas

7 velas pretas

7 velas vermelhas

7 charutos

7 cigarrilhas

7 rosas vermelhas

7 cravos vermelhos

1 champanheÁgua da fonteGim

1 pinga1 litro de vinho

5 padês: de gim, água, mel, dendê e pinga. 1 porção de farofa, etc…De tudo o que você for ofertar a Oxossi, tira um pouco e oferece também à esquerda.Faça seu pedido (não se esqueça a umbanda não trabalha fazendo o mau; pois tudo o que é feito de negativo ou positivo volta para você, é a lei da causa e efeito) peça permissão para ofertar Oxossi.

Faça sua oferenda.

Oxossi

7 velas brancas

7 velas verdes

7velas rosas

7 tipos de frutas diferentesLicor de caju

7 charutos

1 cerveja branca

VinhoGarapa (cana de açúcar),

1 porção de feijão fradinho torrado

1 porção de milho torrado

1 porção de grão de bico cozido

7 espiga de milho cozida

1 buquê de flores variadas, etc…
Depois de terminado e feito suas orações aguarde 15 minutos e limpe o local, tirando as bebidas e derramando no solo os copos plásticos enfim tudo o que agride a natureza, não se esqueça que orixá é energia pura e não gosta de ver seu reino sujo.

Os restos de velas também deveram ser retirados, caso não tenha terminado volte em outro dia e limpe tudo.

Tome cuidado ao acender vela, limpe bem o local para não ter perigo de queimar a natureza e se estiver ventando nem faça.

Axoxô

ingredientes:

  • 1 Kg de Milho Vermelho;
  • Mel natural;
  • 1 Côco seco;
  • alguidar;
  • quartinha de barro
  • vinho branco frutado

preparo:

Cozinhe o milho vermelho somente em água e deixe esfriar, coloque no alguidar, regue com bastante mel e enfeite por cima com fatias finas de côco.

    Outra oferenda de Oxossi

  • Um alguidar
  • Fubá de milho
  • Leite de coco natural
  • Sete cravos
  • Sete pedaços de canela em pau
  • Sete velas de cera de carnaúba ( junto com a de sebo e muito usado, ja que muitos afirmam que a vela de parafina nao tem axe so e usada pelo elemento fogo e como os amigos sabem carnauba e uma arvore por isso a cera tb tem seu axé.)
  • Chitão, com cor predominante verde
  • Sete palmos de fitas de diferentes cores
  • Canela em pó
  • Água de Cachoeira ( se não tiver pode ser agua mineral)

Cozinhar o fubá, acrescentar o leite de coco, até tomar consistência. No alguidar , depositar a papa e sobre esta, arrumar as fatias de côco, os paus de canela e os cravinhos. Polvilhar tudo com canela em pó. As fitas intercalam as fatias de côco. As velas são acesas ao redor. Esta oferenda fica sobre o chitão.

Dias: terça e quinta – feira. Hora: à noite. Lua: crescente.

Amigos aqui faço uma obs. e legal agradar Oxossi no fim da madrugada para inicio da manha que e a hora que ele sai pra caçar.

Características dos filhos de Oxóssi
Os filhos de Oxóssi são pessoas de aparência calma, que podem manter a mesma expressão estando alegres ou aborrecidas, do tipo que não exterioriza as suas emoções, mas não são pessoas insensíveis, só preferem guardar os sentimentos para si. São pessoas que podem parecer arrogantes e prepotentes, e às vezes são. Na realidade, os filhos de Oxóssi são desconfiados, cautelosos, inteligentes e atentos, seleccionam muito bem as amizades, pois possuem grande dificuldade em confiar nas pessoas. Apesar de não confiarem, são pessoas altamente confiáveis, das quais não se teme deslealdade; são incapazes de trair até um inimigo. Magoam-se com pequenas coisas e quando terminam uma amizadeé para sempre.São do tipo que ouve conselhos com atenção, respeita a opinião de todos, mas fazem sempre o que querem.
Altos e magros, os filhos de Oxóssi possuem facilidade de movimentos, mesmo entre obstáculos. O seu andar possui leveza e elegância. A sua presença é sempre notada, mesmo que não façam nada para isso acontecer.Os filhos de Oxóssi gostam de solidão, isolam-se, ficam à espreita, observam atentamente tudo que se passa à sua volta. Curiosos, percebem as coisas com rapidez, são introvertidos e discretos, vaidosos, distraídos e prestáveis, comportamento típico de um caçador, provedor do seu povo.

Pai Inácio se divide em algumas de suas encarnações, iniciando na África quando fora um chefe tribal, guerreiro, ambicioso, entendedor de ervas e que acabou cometendo crimes contra seus semelhantes e se associando à magia negra.

Ao desencarnar, foi escravo dos espíritos aos quais havia se aliado, até ser resgatado pelo antigo chefe espiritual de sua tribo.

Reencarnou então como um pigmeu, cujo corpo pequeno e frágil serviu de prisão para seu espírito impulsivo.

Na encarnação seguinte, voltou como um príncipe africano e, devido às facilidades provenientes de títulos e dinheiro, sua soberba foi reativada levando-o a contrair novos débitos com a contabilidade Divina.

De volta ao Plano Espiritual, reencontrou seu mentor e se preparou para uma nova encarnação, agora em terras brasileiras,como o escravo Inácio.

Conheceu tanto o catolicismo, quanto os rituais africanos e o kardecismo.

Foi curandeiro e auxiliou tanto negros quanto brancos. Para quitar suas dívidas pregressas, passou por muitos momentos difíceis, conseguindo crescer espiritualmente.

Nas idas e vindas de suas encarnações, este espírito foi se depurando, evoluindo e agora trabalha na seara umbandista como o Pai Velho “Pai Inácio”

Av. Dona Sofhia Rasgulaeff 177.
Jardim Alvorada/ Maringá /Paraná
Telefone: (44) 3034-5827 (44) 99956-8463
Consultas Somente com Hora Marcada.
Atendimento: de Segunda a sexta-feira
Das 09:00 as 19:00 horas.
Não damos consultas:
via WhatsApp,via E-mail, mensagens de celular.



Esta entrada foi publicada em Oferendas de Orixás. Adicione o link permanente aos seus favoritos.