Centro Pai João de Angola

Seja bem-vindo ao site

Do Centro Pai João de Angola.

Estamos felizes com sua visita.

"A regra de ouro consiste em sermos amigos do mundo e em considerarmos como uma toda a família humana.
Quem faz distinção entre os fiéis da própria religião e os de outra, deseduca os membros da sua religião e abre caminho para o abandono, a irreligião."
- Mahatma Gandhi

Pai João é um símbolo. É o negro velho dos engenhos, muito velho, a avaliar pelo cabelo ...
que começa a branquejar: .... diz o provérbio popular. Pai João é, portanto quase centenário.
Sua figura trôpega, de fala enrolada e olhos mansos, contava, nos engenhos, velhas histórias
da Costa, contos, anedotas, adivinhas, parlendas.


Falar sobre o Pai João não é missão das mais fáceis, pois somos suspeitos pra dizer algo
de uma entidade que conhecemos quase que uma vida inteira.
Pai João nos faz recordar de nossa infância onde a presença do "vovô" nos é muito
importante, perto dele nos sentimos crianças novamente.
Pra falar com o pai João não precisamos de nada basta sentarmos ao lado dele que a
conversa fluiu normalmente.
uma das características marcantes do pai João é sua chegada ao terreiro.
Onde se ouve em corro os médiuns puxarem seu ponto de chamada:

Ponto cantado de Pai João.

casinha de pau a pique,
sem quintal e sem portão,
Cantinho de um abismo que o tempo calejou.
preto-velho que sorriu, preto-velho que chorou,
Menino de Calças curtas que lhe chama de vovó.
Pai João quero que me contes a história do sinhô
Estória de lobisomem, boi tatá e assombração.
e fale da mãe yemanjá a Deusa da navegação
e fale da mãe yemanjá a Deusa da navegação.

E lá vem o Pai João sem pressa em sua incorporação.
Na chegada com o seu corpo encurvado e bengala na mão faz o sinal da cruz,
E diz :
“Louvado seja Nosso senhor Jesus Cristo, louvado seja a santíssima virgem Maria,
Deus salve essa casa Santa , os ausentes e os presentes, salve as almas santas
e benditas.”
Puxa o Cepo (banquinho de madeira) e no meio do terreiro se senta.
Abençoa um a um os filhos seus.
Pai João tem um jeito único de iniciar a sua gira .
( gira= trabalho de desenvolvimento Mediúnico)
Ele sempre inicia os seus trabalhos fazendo uma explanação sobre a umbanda,
esclarecendo os filhos sobre nossa religião, e, diga-se de passagem, de uma forma simples,
clara e objetiva, despertando em todos a sua volta o interesse de aprender.
Uma das coisas interessante e que sempre me chamou a atenção nas aberturas de trabalho
do pai João é que após as orações iniciais, de sua explanação ele em seu banquinho faz
um pausa olha pros seus filhos na corrente e do nada começa a falar mas sem dizer nomes
ou a quem esta se dirigindo.
Tipo:
“ Tem zi fio que veio pra nossa gira de hoje sem ter feito seu banho de descarrego”
“ Tem zi fio que anda faltando nas doutrinas, arruma tempo pra tudo, mas pro seu santo
não encontra tempo, esquece que ao corpo que é nada damos tudo e ao espírito que é tudo
damos nada”.
“ Tem zi fio que quando abre a boca pra fala em caridade, fala bonito, mas na menor
contrariedade botam a baixo suas palavras e mostram sua cabeça de vento e que sua fé e como fogo de palha”
“Tem zi fio que durante a semana fez brigado em casa”
“Tem zi fio que andou bebendo aguá que passarinho num bebe”
“ Tem zi fio que anda fazendo fuxico, que tem “oiado”, a vida dos outros e tem se
esquecido da sua”
“ Tem zi fio que anda precisando calçar a sandália da humildade, que anda batendo no
peito que seu guia e o melhor, que fez isso aquilo ou aquilo outro se exibindo feito pavão ,
cuidado meu fio pois o santo num tolera vaidade”
“ Tem zi fio que tudo sabe criticar e reclamar de tudo ,mas ajudar fazer num sabe se
esquece que num viemos a esse mundo pra ser servidos e sim pra servir”.
“ Tem zi fio que tem vergonha de dizer: "eu sou Umbandista", mas num tem vergonha na
hora de pedir socorro pro santo”.
“ Tem zi fio que anda desgostoso com a evolução de seu irmão mas num faz nada pra
se ajuda também”, esquece que o sol nasceu pra todos e que cada um tem que buscar
sua própria evolução”.
E por ai segue a lista de coisas e situações que acontece no dia a dia dos terreiros.
E Pai João sempre finaliza dizendo:

“Se a carapusa serviu use-a”

O mais importante que não deve ser esquecido é que mesmo chamando a atenção de
seus filhos seja no coletivo ou no individual, o Pai João jamais altera o tom de sua voz, ele
te leva a reflexão de seus atos, aponta as falhas, mas sem perder a doçura faz o filho
compreender as conseqüências de seus atos e ações.
E sutilmente o induz a mudar .
Pai João trata todos seus filhos da mesma maneira, não existe distinção para ele todos
são iguais .
Pai João diz que cada filho-de-fe é um gomo da corrente e se cada gomo for forte ninguém
quebra essa corrente, que um terreiro é a união dos filhos.
Pai João mostra sua pureza na oração e sua grandeza nas ações.
Espírito sábio e benevolente, sempre pronto a estender suas mãos imateriais aos que o buscam socorro e cura para suas dores físicas , morais e espirituais.
Pai João é o socorro sempre presente, é o amigo certo das horas incertas, é um refugio, é uma luz que conduz.que o diga aqueles que por ele já passaram.
Preto velho mandingueiro que quando pega no rosário laça umbanda e candomblé, afasta o mal e espanta a dor, traz a alivio a alma, sossego ao coração.
Com a fumaça de seu cachimbo manda pro espaço nossas cargas negativas, afasta o encosto, o mau olhado e desencanto.
É impressionante a paciência que ele tem em ouvir os seus consulentes, e a rapidez de seu raciocínio, pois diante dele muitas pessoas chegam aos prantos, e ele ouve em silêncio como se estivesse deixando a pessoa se desabafar e quando menos se espera ele começa falar , e sua palavras são como balsamo que alivia , ele te acalma, te leva a reflexão, te ajuda a encontrar a solução do problema por mais complexo que seja , ele te coloca em contato direto com a Espiritualidade, pra isso ele usa os artifícios que ele dispõe que basicamente são:
Benzimento
O benzimento que age como fio terra, vem descarregando as energias negativas afastando o mau-olhado, a inveja os espíritos obssessores, as perturbações de origem espiritual e Emocional.
As orações,
As orações que são prescritas são direcionadas para um fim específico tipo:
Oração pra abertura de caminho, Oração pra arrumar um emprego, Oração de cura, Oração pra libertação dos vícios, Oração de Fechamento de Corpo, Oração de defesa, Oração pra depressão e conforme a necessidade outras, pros Orixás, guias, Santos.
Os banhos de ervas.
Os banhos que são receitados agem como repelentes, afastam limpam e descarregam o corpo dos ataques espíritos obsessores e encostos,ajudam quebras as demandas, a tirar o peso do corpo e abrir caminhos.
As defumações.
Tem como objetivo assim como o banho de ervas servir como repelente, mas da casa ou do ambiente de trabalho.serve de limpeza, pra descarrego e pra afastar da casa olho gordo inveja, desentendimentos, brigas , tristezas , depressão etc..
Os conselhos:
Não são só Pai João mas todos os preto-velhos são especialista na arte do conselho .
São conselheiros natos, são muito procurados pra tirar duvidas, pra aconselhamento de casais que vivem em conflitos, pra auxiliar na recuperação de filhos rebeldes, por pessoas que estão deprimidas, por Mil razões e motivos.
E em ultimo caso quando se trata de trabalhos feitos.
Nesses casos se recomendam fazer um despacho, um oferenda, um ebô , um trabalho , uma firmeza.
Enfim coisas que resultem na remoção da origem da dificuldade, ou seja, parte espiritual que esteja atrapalhando a vida , os negócios, a parte amorosa, o progresso de um modo geral no consulente.

Acima tentamos descrever o preto-velho Pai João de angola, claro que a entidade e bem maior do que escrevemos sobre ele, pena que computadores não expressam sentimentos.
A esse Valoroso Preto-velho devotamos, nossa fé , nosso carinho, nosso respeito, nossa eterna gratidão, não pelos conselhos, não por toda ajuda por que isso eu sei que ele sabe que somos gratos.
Mas por ele existir e ser um socorro sempre presente.

Como foi dito anteriormente para falar com o pai João é muito simples.
Se você estiver passando por algum problema e desejar dele um auxilio.
Acenda uma vela branca, do lado coloque um copo de café ou um copo de vinho.
ofereça a ele e faça uma prece espontânea,ou faça a oração abaixo:
e peça o auxilio que você necessita.

JOO.mp3

Oração a Pai João de Angola.


Que assim seja Preto-velho Pai João de Angola que estais em nosso pensamento e que ocupas um lugar de destaque em nossos corações.
Abençoado seja o vosso nome no Céu assim como de redenção o teu sofrimento na terra.
Benditas sejam vossas Angustias Físicas, assim como para sempre seja louvada tuas angustias morais.
Intercede por nós junto ao Pai Misericordioso, tu que já galgastes as escaldas luminosas da espiritualidade e comunicai-nos esta força inquebrantável que elevou o teu espírito aos paramos Celestiais.
Animai-nos a seguir impávidos e serenos através , dos obstáculos da vida e combate em nós o desanimo traiçoeiro que com o banzo faditico nos aniquila o ser.
ajuda-nos a vencer na vida material, assim como quando em vida ajudastes com teu labor escravo o teu senhor de engenho.
Ensina-nos a ter com sua experiência Milenar a calma a resignação, a compreensão que muito necessitamos para que estejamos sempre contigo assim como Jesus te tem na sua santa Glória.
A ti bondoso Preto-velho Pai João de Angola oferecemos esta prece reafirmando nossa fé nossa crença e a nossa esperança em tua força espiritual sempre a serviço do bem.
Protegei-nos Querido Preto-velho Pai João de Angola que tanto sofrestes quando fizestes a tua passagem pela terra.
Daí-nos a coragem que as vezes nos falta para que possamos prosseguir em nossa jornada e algum dia tenhamos merecimento para receber as graças divinas.
Assim Seja !!!




lembrete:

"Não se deixe enganar a umbanda não
é uma fabrica de desejos onde se tem prazo de entrega,
cada caso é um caso, e a fé e merecimento de cada um também conta."


O Umbandista verdadeiro e o de fim de semana


Dentro dos milhares de terreiros espalhados por esse país e pelo mundo, podemos encontrar casas cheias de “médiuns”, todos, ou quase todos, presentes no dia de sessão, a fim de cumprir, por mais uma vez sua missão.

Entretanto, podemos identificar facilmente dois grandes grupos de Umbandistas: o Umbandista Verdadeiro e o Umbandista de fim de semana. Apesar de ser impossível verificar apenas na aparência em qual grupo determinado médium se encontra as atitudes, os pensamentos, a preparação do adepto deixa claro sua classificação. Essa classificação deve ser feita intimamente por cada um que se diz “Umbandista”, colocando em uma balança seus atos.

Mas, genericamente, podemos defini-los dessa forma:

O Umbandista verdadeiro, não deixa de ser Umbandista quando os atabaques do terreiro silenciam. Ele continua vivenciando sua religião mesmo fora do templo sagrado. Pois sabe que é aqui fora que se deve por em prática todos os ensinamentos dados pelos guias na sessão, é o momento que se realiza a grande e verdadeira Gira da vida.

O Umbandista de fim de semana, além de reclamar da duração do trabalho, pois é cansativo ficar em pé algumas horas a cada semana, ou a cada quinze dias, deixa de ser Umbandista com o término dos trabalhos. Não vê a hora de ir embora e voltar para sua rotina habitual. Quando indagado sobre sua religião, tem vergonha, esconde, mente ser de outra, e não faz questão nenhuma de por em prática aquilo que aprendeu.

O Umbandista verdadeiro é aquele que se orgulha de sua religião, não teme assumi-la publicamente, ou ajudar aquele que precisa. É aquele médium interessado, que sempre busca aprender mais, questionar mais, buscando compreender melhor como funciona sua religião e a espiritualidade.
O Umbandista verdadeiro tem amor à sua casa religiosa, pois entende que é nesse solo sagrado que seus Orixás e seus guias se manifestam, além de ser uma escola onde desenvolve sua mediunidade e aperfeiçoa sua moral. Busca auxiliá-la em tudo que precisa, tem zelo, tem capricho.

O Umbandista de fim de semana lembra-se de seu terreiro apenas nos dias de sessões, e não se preocupa se tudo está em ordem, ou se a casa encontra-se em bom estado, pois, apenas quer “ficar” àquelas horas ali e ir embora.

O Umbandista verdadeiro conta os dias para que chegue a próxima sessão.Programa sua vida incluindo os dias de trabalho, para que nenhum evento ocorra nesse dia, pois, trata-se de um dia sagrado. E quando chega o dia, o Umbandista verdadeiro desde o momento em que acorda, já está em sintonia com o astral superior, evitando o consumo de bebidas alcoólicas e fumo e fazendo seu banho de descarga, pois sabe que os irmãos espirituais já estão agindo em seu templo e em sua matéria. Precisa estar bem, para socorrer aqueles que lá estarão precisando de auxílio.

O Umbandista de fim de semana quando nota que naquele fim de semana terá sessão, já faz cara feia e pensa “não acredito, isso de novo!Nem deu para descansar”. Qualquer motivo é motivo para não ir ao terreiro. Se o tempo está frio, chuvoso ou muito quente, não vai. Se “não está afim” arruma qualquer desculpa e não vai. Se espirrar, se pegar uma gripe ou resfriado leve, também não vai. E esquece-se, que muitos irmãos doentes procuram nossas casas em busca de alívio para seus males. Qual seria a lógica de um filho de fé não ir, se seria essa a oportunidade de encontrar sua cura? O Umbandista de fim de semana no dia de sessão age como se fosse mais um dia comum. Cultiva vícios, más palavras, más atitudes e intrigas. Não tem noção de que a espiritualidade já está agindo e que seu comportamento prejudica seriamente seu desenvolvimento.

O Umbandista verdadeiro realmente acredita naquilo que professa. Sabe que a espiritualidade está em todos os lugares e tudo que faz, faz com fé e amor, pois tem a certeza que os espíritos estão ali e irão, de alguma forma, auxiliá-lo, mesmo não sendo da maneira que ele esperava. Não se desespera com as provações, com os contratempos, com as peripécias da vida, pois sabe que é nos momentos difíceis que realmente somos lapidados.

O Umbandista de fim de semana duvida do que professa. Não tem certeza das manifestações. É aquele que acredita que sendo Umbandista, nunca mais terá problema de saúde, que nunca mais terá problemas financeiros. Quando tais problemas aparecem, revolta-se e mais uma vez põe em dúvida sua religião. É aquele que acredita serem as entidades verdadeiros “gênios da lâmpada”, que tudo que ele pedir e quiser, elas terão que dar... Acredita que não haverá mais contratempo e que não passará por provações, pois as “entidades não vão o deixar sofrer”.

E você meu irmão de fé? Em qual grupo de Umbandista está?

Se está na dos Umbandistas Verdadeiros, parabéns, continue buscando o aperfeiçoamento de sua fé e cumprindo sua missão.

Mas, se você está no grupo dos Umbandistas de fim de semana, é sinal que algo em sua vida está errado. Ainda é tempo de mudar! Aproveite essa oportunidade, pois o Reino de Oxalá é grandioso e iluminado, mas temos que merecer estar lá. Todos podem lá chegar, desde que façam sua “reforma íntima”, mudando a maneira de agir e de pensar, confiando mais naquilo que professa, cultivando as coisas positivas, buscando a elevação e entendendo que a Umbanda é a oportunidade que Deus nos deu para corrigir nossos defeitos, livrar-nos de nossos vícios e alcançar o progresso espiritual.

Ainda há tempo! Avante filhos de fé!

Aos meus inimigos minha eterna gratidão.



A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho.

Caboclo Índio Tupinambá.

Pai João das Matas chega sempre em meio a um perfume de mato, caminha descalço, em contato direto com a terra.

Traz consigo o som das matas virgens, com direito a canto de pássaros e águas brotando do chão.

Pai João das Matas usa chapéu de palha trançada, já gasto de tanto passar por entre galhos de árvores, é encantador de ventos, que obedecem ao seu comando.

Pai João das Matas tem voz firme e coração doce como o mel das abelhas de sua mata.

Pai João das Matas dobra, mas não quebra, como touceira de bambu no meio da tempestade.

Pai João das Matas ilumina tudo ao seu redor de verde em várias tonalidades. Pai João das Matas tem ligação direta com Oxossi e, embora seja preto-velho, convive entre caboclos.

Pai João das Matas é limpo como a água do riacho que nasce na mata.

Pai João das Matas respeita e cuida dos animais.

Pai João das Matas é semente, é flor, é fruto, é folha, é galha, é raiz, é pólen, é rio, é lenho, é asa, é olho, é coração que pulsa verde.

Pai João das Matas tem cabelos grisalhos e olhos profundos, que ora são mares ora são céus esverdeados.

Pai João das Matas amarra e desamarra tudo o que quer com cipó.

Pai João das Matas sabe das propriedades das plantas e ervas curadoras.

Pai João das Matas atrai chuva, emanando esperança.

Pai João das Matas manipula, renova e limpa energias vibrando no poder das matas.

Pai João das Matas se movimenta como quem conhece todas as trilhas, de modo que seus conselhos chegam ao destino mais incerto no tempo certo.

Pai João das Matas caminha pelo capim, pelo barro, pelas águas, pelos pedregulhos e por tudo mais que pertence ao reino verde.

Pai João das Matas é espírito da mata.

Pai João das Matas leva seus filhos a vibrarem na força das matas.

Pai João das Matas é a vida que acontece no mato.

Pai João das Matas tem uma espécie de bengala para lhe ajudar abrir caminho e dar apoio nas jornadas mais complexas.

Pai João das Matas é a luz do sol e da lua que durante o dia e a noite ilumina a mais densa floresta.

Pai João das Matas traz consigo a pureza do mato. Pai João das Matas carrega consigo a força do povo verde.

Pai João das Matas alimenta seus filhos como se fosse um pé cheio de fruta madura.

Pai João das Matas transforma, seja doutrinando, emanando e curando, espinho em flor, pedra em semente e, sofredores em humildade, tolerância e amor. Pai João das Matas é forte como a árvore mais frondosa da floresta e sutil como o amanhecer, que pouco a pouco, enche de vida cada pedacinho da mata.

Agradecemos sua visita Volte sempre....

aviso
Os textos apresentados na sua maioria foram retirados , da internet. Esse é um espaço onde
colocamos diversos pensamentos e o nosso principal objetivo é a divulgação da nossa Umbanda.
Quando algum texto for de autoria do Centro Pai João de angola, o responsável será indicado; da mesma forma que
fazemos com outros autores que não têm vínculos com a nossa casa...
Comunicado Importante:
Este é um Site totalmente gratuito, sem fim comercial ou lucrativo. Algumas imagens e informações provêm de outros sites na internet. Caso você seja o detentor do Copyright de qualquer uma delas, e deseje que ela seja retirada, por favor, é só nos mandar uma mensagem citando o nome e a localização para sua remoção imediata. Não temos o objetivo de nos apropriar de informações alheias tomando-as como nossa, pelo contrário, sempre que possível, colocaremos o nome do autor abaixo do título para deixar bem claro que a intenção é de divulgar a Umbanda através de textos bem elaborados e esclarecedores. Saiba que o Centro Pai João de Angola está isento de qualquer responsabilidade.
 


Umbanda, Fé, amor e União.

   Salve a Umbanda

                   Respeite para ser Respeitado.

Ensinamento de Pai joaquim de Angola

Esse nêgo véio recebeu autorização de tentar passar alguns ensinamentos.
Os filhos tem ideia ou pensador de quanto se prepara antes de abrir uma gira?
De quantos espíritos envolvidos na proteção, na firmeza, e no trabalhador para que tenhamos o material suficiente para trabalharmos?
Venho há muito tempo observando que os trabalhos realizados nos terreiros estão deixando buracos que nos fazem trabalhar muito mais do que seria necessário.
Os buracos não estão na construção física da casa, estão na construção dos sentimentos de cada filho responsável pelo seu dever, dever esse, que não será cobrado por nós, e sim por vocês mesmos, que ao ingressarem num terreiro, estão confirmando os votos que assim o fizeram antes desta encarnação.
O dever de cada um deverá ser cumprido por cada um, para que se possa a passos curtos darem a firmeza do que prometeram ao Alto.
Em um trabalho espiritual é muito diferente dos trabalhos que os filhos já realizam no trabalhador material de cada um. A diferença está naquilo que se propôs dar de si, em favor dos demais.
Não precisamos de muitos médiuns para os trabalhos se realizarem, precisamos de médiuns interessados em fazer o que prometeram.
Vejo que muitos filhos passam a vida procurando não sei o que, quando os filhos já encontraram, mas não sabem se entregar ao que deva ser feito. A firmeza de um terreiro não está somente nos materiais de cultos, nos assentamentos, ou na porteira. A maior firmeza está em cada filho que entra no terreiro levando o que há de mais puro em seu peito e em seu pensador que é o amor ao próximo, conforme nosso Pai Maior nos ensinou.
Para que serve os banhos, as velas, a roupa branca, se o pensador e o bate bate não condizem com o proposto.
Filhos lembrem-se sempre, a maior caridade que podemos fazer é ajudarmos nossos irmãos para que ajudemos a nós mesmos.
Todos temos um verdadeiro dever a ser cumprido, não importa a grandeza das obras e sim o significado que ela representa a quem necessita.
E assim esse véio agradece pela oportunidade de ajudar a quem procura a ajuda da alma.
Saravá Umbanda!

Pai Joaquim de Angola
Psicografado pelo médium Wigder Monteiro Neto

Mensagem de preto velho

Assim como chora a vela acesa os Pretos Velhos choram diante de tanto ódio no mundo no Cruzeiro bendito das almas desencarnadas.
As coisas de vida terrena se tornando cada vez mais fortes em cada um causando dor e sofrimento.
Catástrofes, fome, miséria e lamentações.
Mas quem tem fé em Preto Velho aprende com eles que os valores da vida mais valiosos são o amor e caridade.
Servir sem nada em troca pelo simples prazer de fazer o outro bem e feliz.
"Ah meus zi fios, o que é do mundo se não for o espírito no bem?"

Pai Benedito das Almas

Adorei as almas.
As almas me atenderam.
Adorei as almas.
As almas me atenderam.
Eram as Santas Almas lá do Cruzeiro.

Adorei as almas.
As almas me atenderam.
Adorei as almas.
As almas me atenderam.
Eram as Santas Almas lá do Cruzeiro.

  • Ao mestre com carinho
  • Ogum
  • Oxum
  • Yansã
  • oracões
  • Xangô
  • Yemanjá
  • Oxossi
  • Oxalá
  • Oxumarê
  • Preto-velhos
  • Caboclos
  • Boaideiros na Umbanda
  • Baianos na Umbanda
  • Marinheiros
  • Pomba Gira
  • Maria Padilha
  • Oração de exu
  • Banhos de descarregos
  • pontos-riscados-Exu
  • História de Rei Congo
  • Pontos Cantados Orixás
  • Pontos cantados Diversos
  • Maria Redonda
  • Sitemap
  • Mensagem de Zé Pilintra
  • Pai José da Guiné
  • Exu Capa Preta
  • Exu das Sete Encruzilhadas
  • Exu morcego
  • Exu Meia Noite
  • Mensagem de Pai joão de Angola
  • Conselhos de Pai joao de Angola
  • pai-joao
  • Oração a Pai joão de Angola
  • Atribuição dos Preto-velhos
  • CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA
  • Histórias de Vovó Luiza
  • Quem Somos
  • Linha de Caboclos
  • Livro de Visitas 1
  • Ogum Rompe Mato
  • Ogum Yara
  • Altar Virtual dos Orixás
  • Altar Virtual
  • Descubra seu Orixá
  • Altar Virtual de Exu
  • Altar virtual de Ogum
  • Altar virtual de Oxum
  • Altar virtual dos Preto-velhos
  • Altar de Nossa Senhora
  • Ogum vencedor de Demanda
  • Fundamentos
  • OS TRABALHOS DESENVOLVIDOS
  • Cartão de Visitas
  • livro-de-visitas-2
  • Orações 2
  • Os dez maiores erros cometidos por médiuns umbandi
  • A Saída dos Orixás
  • A História de vovô Benedito
  • Oferendas de Oxum
  • Textos de Umbanda
  • Oferenda de Xangô
  • Oferendas de Ogum
  • Oferenda de oxossi
  • a-mediunidade-os-orixás-e-os-caboclos
  • orações diversas
  • Oração ao Pai João de Angola
  • oração a escrava anastacia
  • ORAÇÃO A PAI BENEDITO DE ARUANDA
  • Oração a Maria Bueno
  • Oração a Tia Maria de Minas
  • Oração ao caboclo 7 flexas
  • Oração ao caboclo boiadeiro
  • Oração ao seu Zé Pilintra
  • Oração a são cosme e damião
  • Oração para fechamento de corpo
  • Oração a cabocla Jurema da praia
  • Oração ao Divino Espirito Santo
  • ORAÇÃO AOS PRETOS VELHOS – I
  • oração a Oxalá
  • Prece à tia Rita da Bahia
  • Oração dos Preto velhos-4
  • Oração dos Preto velhos 3
  • Oração dos preto velhos 2
  • Oração do Perdão
  • Para teu Lar
  • Prece de Caritas
  • Orações a Yemanjá
  • orações a Oxossi
  • Prece a xangô
  • Orações a santa Barbara
  • Orações a Yansã
  • Oração da Pomba-gira
  • Oração de São jorge
  • Oração a Oxum
  • Oração para cura de traumas emocionais e decepções
  • Oração para começar o dia
  • ORAÇÃO FORTE E PODEROSA CONTRA INIMIGOS E INVEJA
  • Pai Nosso Umbandista
  • Creio em Deus Pai na Umbanda
  • Oração aos Orixás
  • Oração ao anjo da guarda
  • Pedido de Proteção
  • Oração poderosa de Pai joão
  • Oração à Nossa Senhora da Cabeça
  • Oração a Bezerra de Menezes
  • Oração ao Poderoso Santo Expedito
  • Oração à São José Operário
  • Oração a São Miguel Arcanjo
  • Oração para abrir caminhos
  • Oração ao sete Encruzilhada
  • Abertura dos trabalho 2
  • Prece de Abertura dos trabalhos
  • Prece ao Caboclo Sete Estrelas
  • Oração ao Caboclo Ventania
  • Caboclo 7 Pedreiras
  • PRECE A POMBA-GIRA
  • oração a tranca rua das almas
  • Prece ao Pai João da Mata
  • Oração ao Caboclo
  • Oração a Boiadeiro
  • Oração as sete linhas
  • ORAÇÃO DO PAI JOSÉ DE ARUANDA
  • Oração ao Pai Joaquim
  • Oração do baiano Corisco
  • BENZEDURA CONTRA O MAU-OLHADO INVEJA E QUEBRANTO
  • ORAÇÃO PARA BÊNÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO OU LAR
  • ORAÇÃO PARA PEDIR FÉ
  • Oração aos Pretos Velhos e Pretas Velhas
  • Oração a Santa Sara Kali
  • Os Filhos de Omolu
  • Ebó para Yansã
  • Comida de Xangô
  • Lendas de Iansã com Ogum
  • Pontos cantados de Pomba-gira em Videos
  • ORIXÁS EXÚ E OGUM
  • Sem Exu não se Faz nada
  • OS FILHOS DE EXÚ
  • Pontos Cantados de Oxala Videos
  • Pontos Cantados de Ogum Videos
  • Pontos Cantados de Oxum Videos
  • Pontos Cantados de Yemanjá Videos
  • Pontos Cantados de Oxossi Videos
  • Galeria de Videos
  • Pontos Cantados de Xangô videos
  • Pontos Cantados de Yansã videos
  • PORQUE OS EXUS RIEM
  • Videos de Preto velhos
  • Cigano Pablo
  • Cigana esmeralda
  • Mensagem de Ogum
  • Ogum Beira Mar
  • Altar na Umbanda
  • A tristeza dos Orixás
  • Amor palavra de ordem na gira
  • AS FALANGES DE TRABALHO NA UMBANDA
  • ASSISTÊNCIA
  • exu não e fofoqueiro
  • ATITUDE INTERIOR
  • BANDEIRA BRANCA DE OXALÁ
  • Cantos e Palmas num Terreiro
  • Como acontece a Gira
  • conduta moral
  • CONDUTA NO TERREIRO DE UMBANDA
  • Conflitos
  • Conflitos Familiares
  • Como ler escutar ou observar e saber se aquilo é
  • Cores e a Umbanda
  • Cumprimentos e Posturas
  • De Olhos Fechados
  • Deus não te Fez para sofrer
  • Deus salve a Umbanda
  • Página em Atualização
  • EGUNS E QUIÚMBAS
  • ELEMENTOS DO TERREIRO DA UMBANDA
  • ENTENDENDO A INVEJA
  • ESPIRITUALIDADE E CONSCIÊNCIA
  • EXPRESSÕES USADAS NA UMBANDA
  • EXU NÃO É DIABO
  • falta de doutrina e de complemetimento
  • Faz caridade fio
  • Os perigos e conseqüências da mediunidade mal orie
  • O DIA DE FINADOS NA UMBANDA
  • Fazer o bem sem ver a quem
  • Os Médiuns são Parceiros
  • Fumos e Bebidas
  • Fundamentação Doutrinária
  • GUIAS E COLARES
  • Hierarquia na Casa de Umbanda
  • Humildade
  • Jogaram uma carga pesada pra cima de mim
  • O maior inimigo da Umbanda
  • Mediunidade na Umbanda
  • Mediunidade um passo de cada vez
  • Mensagem do Caboclo Sete Flechas
  • MIRONGA DE PRETO VELHO
  • Não abandone seu posto de serviço
  • Normas dos Terreiros
  • Nossos Umbigos
  • Linha de Esquerda Exu e ´Pomba-Gira
  • O pequeno universo do umbandista
  • O Perdão Não tem Contra-indicação
  • O Templo Que Vos Acolhe
  • obrigações na umbanda
  • OBRIGADO VOVÔ
  • ORAÇÃO DO UMBANDISTA
  • Orixá de Cabeça
  • Os Caboclos na Lição de Pai João
  • Os Orixás se Manifestam em Nós e Através de Nós
  • Oração de Ogum Xoroquê
  • .