Oxalá

Oxalá Orixá masculino, de origem Ioruba (nagô) bastante cultuado no Brasil, onde costuma ser considerado a divindade mais importante do panteão africano. Na África é cultuado com o nome de Obatalá. Quando porém os negros vieram para cá, como mão-de-obra escrava na agricultura, trouxeram consigo, além do nome do Orixá, uma outra forma de a ele se referirem, Orixalá, que significa, orixá dos orixás. Numa versão contraída, o nome que se acabou popularizando, é OXALÁ. Esta relação de importância advém de a organização de divindades africanas ser uma maneira simbólica de se codificar as regras do comportamento. Nos preceitos, estão todas as matrizes básicas da organização familiar e tribal, das atitudes possíveis, dos diversos caminhos para uma mesma questão. Para um mesmo problema, orixás diferentes propõem respostas diferentes - e raramente há um acordo social no sentido de estabelecer uma das saídas como correta e a outra não. A jurisprudência africana nesse sentido prefere conviver com os opostos, estabelecendo, no máximo, que, perante um impasse, Ogum faz isso, Iansã faz aquilo, por exemplo. Assim, Oxalá não tem mais poderes que os outros nem é hierarquicamente superior, mas merece o respeito de todos por representar o patriarca, o chefe da família. Cada membro da família tem suas funções e o direito de se inter-relacionar de igual para igual com todos os outros membros, o que as lendas dos Orixás confirmam através da independência que cada um mantém em relação aos outros. Oxalá, porém, é o que traz consigo a memória de outros tempos, as soluções já encontradas no passado para casos semelhantes, merecendo, portanto, o respeito de todos numa sociedade que cultuava ativamente seus ancestrais. Ele representa o conhecimento empírico, neste caso colocado acima do conhecimento especializado que cada Orixá pode apresentar: Ossâim, a liturgia; Oxóssi, a caça; Ogum, a metalurgia; Oxum, a maternidade; Iemanjá, a educação; Omolu, a medicina - e assim por diante. Se por este lado, Oxalá merece mais destaque, o considerá-lo superior aos outros (o que não está implícito como poder, mas sim merecimento de respeito ao título de Orixalá) veio da colonização européia. Os jesuítas tentavam introduzir os negros nos cultos católicos, passo considerado decisivo para os mentores e ideólogos que tentavam adaptá-los à sociedade onde eram obrigados a viver, baseada em códigos a eles completamente estranhos. A repressão pura e simples era muito eficiente nestes casos, mas não bastava. Eram constantes as revoltas. Em alguns casos, perceberam que o sincretismo era a melhor saída, e tentaram convencer os negros que seus Orixás também tinham espaço na cultura branca, que as entidades eram praticamente as mesmas, apenas com outros nomes. Alguns escravos neles acreditaram. Outros se aproveitaram da quase obrigatoriedade da prática dos cultos católicos, para, ao realizá-los, efetivarem verdadeiros cultos de Umbanda, apenas mascarados pela religião oficial do colonizador. Esclarecida esta questão, não negamos as funções únicas e importantíssimas de Oxalá perante a mitologia ioruba. É o princípio gerador em potencial, o responsável pela existência de todos os seres do céu e da terra. É o que permite a concepção no sentido masculino do termo. Sua cor é o branco, porque ela é a soma de todas as cores. Por causa de Oxalá a cor branca esta associada ao candomblé e aos cultos afro-brasileiros em geral, e não importa qual o santo cultuado num terreiro, nem o Orixá de cabeça de cada filho de santo, é comum que se vistam de branco, prestando homenagem ao Pai de todos os Orixás e dos seres humanos. Se essa mesma, gostar e quiser usar roupas com as cores do seu ELEDÁ (primeiro Orixá de cabeça) e dos seus AJUNTÓ (adjutores auxiliares do Orixá de cabeça) não terá problema algum, apenas dependendo da orientação da cúpula espiritual dirigente do terreiro. Segundo as lendas, Oxalá é o pai de todos os Orixás, excetuando-se Logunedé, que é filho de Oxóssi e Oxum, e Iemanjá que tem uma filiação controvertida, sendo mais citados Odudua e Olokum como seus pais, mas efetivamente Oxalá nunca foi apontado como seu pai. O seu campo de atuação preferencial é a religiosidade dos seres, aos quais ele envia o tempo todo suas vibrações estimuladoras da fé individual e suas irradiações geradoras de sentimentos de religiosidade. Fé! Eis o que melhor define o Orixá Oxalá. Sim, amamos irmãos na fé em Oxalá. O nosso amado Pai da Umbanda é o Orixá irradiador da fé em nível planetário e multidimensional. Oxalá é sinônimo de fé. Ele é o Trono da Fé que, assentado na Coroa Divina, irradia a fé em todos os sentidos e a todos os seres. Orixá associado à criação do mundo e da espécie humana. No Candomblé, Apresenta-se de duas maneiras: moço – chamado Oxaguiam, e velho – chamado Oxalufam. O símbolo do primeiro é uma idá (espada), o do segundo é uma espécie de cajado em metal, chamado ôpá xôrô. A cor de Oxaguiam é o branco levemente mesclado com azul, do de Oxalufam é somente branco. O dia consagrado para ambos é a sexta-feira. Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os Orixás do Panteão Africano. É calmo, sereno, pacificador, é o criador, portanto respeitado por todos os Orixás e todas as nações. A vibração de Oxalá habita em cada um de nós, e em toda parte de nosso corpo, porém velada pela nossa imperfeição, pelo nosso grau de evolução. É o Cristo interior, e, ao mesmo tempo, cósmico e universal; O que jamais deixou sem resposta ou sem consolo um só coração humano, cujo apelo chegasse até ele. O que procura, no seio da humanidade, homens capazes de ouvir a voz da sabedoria e que possam responder-lhe, quando pedir mensageiros para transmitir ao seu rebanho: "Estou aqui; enviai-Me". Oxalá é Jesus ? A imagem de Jesus Cristo é figura obrigatoriamente em lugar de honra em todos os Centros, Terreiros ou Tendas de Umbanda, em local elevado, geralmente destacada com iluminação intencionalmente preparada, de modo a conformar uma espécie de aura de luz difusa à sua volta. Homenageia-se Oxalá na representação daquele que foi o "filho dileto de Deus entre os homens"; entretanto, permanece, no íntimo desse sincretismo, a herança da tradição africana: "Jesus foi um enviado; foi carne, nasceu, viveu e morreu entre os homens"; Oxalá coexistiu com a formação do mundo; Oxalá já era antes de que Jesus o fosse. Oxalá, assim como Jesus, proporciona aos filhos a melhor forma de praticar a caridade, isto é, dando com a direita para, com a esquerda, receberem na eternidade e assim poderem trilhar o caminho da luz que os conduzirá ao seu Divino Mestre.

Oxalá Obocum e Oxalá Olocum: Menino Jesus de Praga

Oxalá Dacum e Oxalá Jobocum: Sagrado Coração de Jesus

Oxalá de Oromilaia: Espírito Santo ou Santa Luzia


 Os filhos de Oxalá, são pessoas tranqüilas, com tendência à calma, até nos momentos mais difíceis; conseguem o respeito mesmo sem que se esforcem objetivamente para obtê-lo. São amáveis e pensativos, mas nunca de maneira subserviente. Às vezes chegam a ser autoritários, mas isso acontece com os que têm Orixás guerreiros ou autoritários como adjutores (ajuntós). São muito dedicados, caprichosos, mantendo tudo sempre bonito, limpo, com beleza e carinho. Respeitam a todos mas exigem ser respeitados. Sabem argumentar bem, tendo uma queda para trabalhos que impliquem em organização. Gostam de centralizar tudo em torno de si mesmos. São reservados, mas raramente orgulhosos. Seu defeito mais comum é a teimosia, principalmente quando têm certeza de suas convicções; será difícil convencê-los de que estão errados ou que existem outros caminhos para a resolução de um problema. No Oxalá mais velho (OXALUFÃ) a tendência se traduz em ranzinzice e intolerância, enquanto no Oxalá novo (OXAGUIÃ) tem um certo furor pelo debate e pela argumentação. Para Oxalá, a idéia e o verbo são sempre mais importantes que a ação, não sendo raro encontrá-los em carreiras onde a linguagem (escrita ou falada) seja o ponto fundamental. Fisicamente, os filhos de Oxalá tendem a apresentar um porte majestoso ou no mínimo digno, principalmente na maneira de andar e não na constituição física; não é alto e magro como o filho de Ogum nem tão compacto e forte como os filhos de Xangô. Às vezes, porém, essa maneira de caminhar e se postar dá lugar a alguém com tendência a ficar curvado, como se o peso de toda uma longa vida caísse sobre seus ombros, mesmo em se tratando de alguém muito jovem. Para que o filho de Oxalá tenha uma vida melhor, deve procurar despertar em seu interior a alegria pelas coisas que o cerca e tentar ceder à sua natural teimosia.


Lenda:
Olodumaré entregou a Oxalá o saco da criação para que ele criasse o mundo. Porém essa missão não lhe dava o direito de deixar de cumprir algumas obrigações para outros Orixás e Bará, aos quais ele deveria fazer alguns sacrifícios e oferendas. Oxalá pôs a caminho apoiado em um grande cajado, o Paxorô. No momento em que deveria ultrapassar a porta do além, encontrou-se com Bará que, descontente porque Oxalá se negara a fazer suas oferendas, resolveu vingar-se provocando em Oxalá uma sede intensa. Oxalá não teve outro recurso senão o de furar a casca de um tronco de um dendezeiro para saciar a sua sede. Era o vinho de palma o qual Oxalá bebeu intensamente, ficou bêbado, não sabia onde estava e caiu adormecido. Apareceu então Olófin Odùduà que vendo o grande Orixá adormecido roubou-lhe o saco da criação e em seguida foi a procura de Olodumaré, para mostrar o que teria achado e contar em que estado Oxalá se encontrava. Olodumaré disse então que “se ele esta neste estado vá você a Odùduà, vá você criar o mundo”. Odùduà foi então em busca da criação e encontrou um universo de água, e aí deixou cair do saco o que estava dentro, era terra. Formou-se então um montinho que ultrapassou a superfície das águas. Então ele colocou a galinha cujos pés tinham cinco garras. Ela começou a arranhar e a espalhar a terra sobre a superfície da água, onde ciscava cobria a água, e a terra foi alargando cada vez mais, o que em Ioruba se diz IlE`nfê expressão que deu origem ao nome da cidade Ilê Ifê. Odùduà ali se estabeleceu, seguido pelos outros Orixás e tornou-se assim rei da terra. Quando Oxalá acordou, não encontrou mais o saco da criação. Despeitado, procurou Olodumaré, que por sua vez proibiu, como castigo a Oxalá e toda sua família, de beber vinho de palma e de usar azeite de dendê. Mas como consolo lhe deu a tarefa de modelar no barro o corpo dos seres humanos nos quais ele, Olodumaré insuflaria a vida. Um dia Oxalufam, que vivia com seu filho Oxaguiam, velho e curvado por sua idade avançada, resolveu viajar a Oyó em visita a Xangô, seu outro filho. Foi consultar um babalaô para saber acerca da viagem. O adivinho recomendou-lhe não seguir viagem. Ela seria desastrosa e acabaria mal. Mesmo assim, Oxalufam, por teimosia, resolveu não renunciar à sua decisão. O adivinho aconselhou-o então a levar consigo três panos brancos, limo-da-costa e sabão-da-costa, assim como a aceitar e fazer tudo que lhe pedissem no caminho e não reclamar de nada, acontecesse o que acontecesse. Seria uma forma de não perder a vida. Em sua caminhada, Oxalufam encontrou Bará três vezes. Três vezes Bará solicitou ajuda ao velho rei para carregar seu fardo, que acabava derrubando em cima de Oxalufam. Três vezes Oxalufam ajudou Bará, carregando seus fardos imundos. E por três vezes Bará fez Oxalufam sujar-se de azeite de dendê, de carvão, de caroço de dendê. Três vezes Oxalufam ajudou Bará. Três vezes suportou calado as armadilhas de Bará. Três vezes foi Oxalufam ao rio mais próximo lavar-se e trocar suas vestes. Finalmente chegou a Oyó. Na entrada da cidade viu um cavalo perdido, que ele reconheceu como o cavalo que havia presenteado a Xangô. Tentou amansar o animal para amarrá-lo e devolvê-lo ao filho. Mas neste momento chegaram alguns súditos do rei à procura do animal perdido. Viram Oxalufam com o cavalo e pensaram tratar-se do ladrão do animal. Maltrataram e prenderam Oxalufam. Ele, sempre calado, deixou-se levar prisioneiro. Mas, por estar um inocente no cárcere, em terras do Senhor da Justiça, Oyó viveu por longos sete anos a mais profunda seca. As mulheres tornaram-se estéreis e muitas doenças assolaram o reino. Xangô desesperado, procurou um babalaô que consultou Ifá, descobrindo que um velho sofria injustamente como prisioneiro, pagando por um crime que não cometera. Xangô correu para a prisão. Para seu espanto, o velho prisioneiro era Oxalufam. Xangô ordenou que trouxessem água do rio para lavar o rei. O rei de Oyó mandou seus súditos vestirem-se de branco. E que todos permanecessem em silêncio. Pois era preciso, respeitosamente, pedir perdão a Oxalufam. Xangô vestiu-se também de branco e nas suas costas carregou o velho rei. E o levou para as festas em sua homenagem e todo o povo saudava Oxalá e todo o povo saudava Xangô. Depois Oxalufam voltou para casa e Oxaguiam ofereceu um grande banquete em celebração pelo retorno do pai. Assim, todos os acontecimentos tristes acabaram num piscar de olhos, voltando a normalidade.



Oxaguiã manda libertar o amigo preso injustamente O filho de Oxalá tornou-se um guerreiro forte e decidiu um dia conquistar um reino para si. Partiu em companhia de seu amigo Auoledjê, conquistou Ejigbô, tornando-se seu rei, o Elejigbô. O rei tinha uma grande paixão, comer inhame pilado, e comia com gula, tanto que o chamavam Oxaguiã, que quer dizer "Oxalá Comedor de Inhame Pilado". Um dia Auoledjê, que era grande babalaô, precisou partir de Ejigbô, antes disso, aconselhou Oxaguiã que fizesse oferendas, que tornariam o reino próspero. Assim, como previa Auoledjê, Ejigbô tornou-se uma grande cidade, rica e bem guardada pelos bravos soldados de Oxaguiã. O rei Elejigbô vivia em fausto entre seus súditos, por quem era chamado de "Kabiyesi", que é o mesmo que Sua Majestade. Na intimidade os amigos o chamavam de "Comedor de Inhame Pilado", mas em público isso era uma heresia. anos mais tarde, Auoledjê retornou a Ejigbô. ao adentrar a cidade, procurou logo por oxaguiã, "Onde está o Comedor de Inhame Pilado?", perguntou, os soldados, que não o conheciam, ficaram furiosos com tamanha insolência. Isso era jeito de se referir ao rei? Prenderam e maltrataram o desconhecido amigo de Kabiyesi, Auoledjê ressentiu-se da humilhação, com seus poderes mágicos, vingou-se. Durante sete anos todas as catástrofes conhecidas, e não faltando a seca, assolaram o reino de Oxaguiã. Oxaguiã, desesperado, procurou os adivinhos, e pelo oráculo eles viram a prisão de Auoledjê, um amigo de rei estava preso injustamente. Oxaguiã correu para prisão para libertar o velho amigo. Oxaguiã libertou-o, mas ainda ressentido, escondeu-se na mata. Elejigbô buscou o velho amigo, suplicando seu perdão, Auoledjê cedeu com uma condição: que nuca aquele povo se esquecesse dessa injustiça, Todos os anos o povo deveria flagelar-se, em memória do funesto acontecido. Assim, todos os anos, o rei deveria mandar pessoas à floresta cortar varetas. os súditos, divididos em dois grupos, tomariam as varas, simulariam golpes uns nos outros, sem parar, até que as varetas se quebrassem, para que nunca se esquecessem daquela injustiça praticada contra o amigo de Oxaguiã. Assim foi feito e o reino de Oxaguiã voltou à tranqüilidade e Oxaguiã foi o maior dos reis de Ejigbô. Quando ele foi para o Orum, transformado em orixá, seu culto não se esqueceu do velho amigo babalaô, coma as varetas de Oxaguiã, com atoris, seus adeptos renovam sempre a memória da injustiça, para que ela não volte a acontecer. Lenda tirada Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi - 2001
Oxaguiã inventa o pilão
Oxalá, rei de Ejigbô, vivia em guerra, ele tinha muitos nomes, uns o chamavam de Elemoxó, outros de Ajagunã, ou ainda Aquinjolê, filho de Oguiriniã. Gostava de guerrear e de comer, gostava muito de uma mesa farta, comia caracóis, canjica, pombos brancos, mas gostava mais de inhame amassado, jamais se sentava para comer se faltasse inhame. Seus jantares se estavam sempre atrasados, pois era muito demorado preparar o inhame, Elejigbô, o rei de Ejibô, estava assim sempre faminto, sempre castigando as cozinheiras, sempre chegando tarde para fazer a guerra. Oxalá então consultou os babalaôs, fez oferendas a Exu e trouxe para humanidade uma nova invenção. O rei de Ejigbô inventou o pilão e com o pilão ficou mais fácil preparar o inhame e Elejigbô pôde se fartar e fazer todas as suas guerras. Tão famoso ficou o rei por seu apetite pelo inhame que todos agora o chamam de "Orixá Comedor de Inhame Pilado", o mesmo que Oxaguiã na língua do lugar. Lenda tirada Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi - 2001



Aguas de Oxalá
Aproximava-se o dia em que seria realizado no reino de Oyó, a época das comemorações em homenagem a Xangô, Rei de Oyó, onde todos os Orixás foram convidados, inclusive Oxalufã. Antes de rumar a Oyó, Oxalufã consultou seu babalawo a fins de saber como seria a jornada, o babalawo lhe disse: leve três mudas de roupas brancas, pois Exú irá dificultar seus caminhos. E Oxalufã partiu sozinho. O adivinho aconselhou-o então a levar consigo três panos brancos, limo-da-costa e sabão-da-costa, assim como a aceitar e fazer tudo que lhe pedissem no caminho e não reclamar de nada, acontecesse o que acontecesse. Seria uma forma de não perder a vida. Caminhando pela mata encontrou Exú tentando levantar um tonel de Dendê as costa e pediu-lhe ajuda, Oxalufã prontamente lhe ajudou mas Exú, propositalmente derramou o dendê sobre Oxalufã e saiu. Oxalufã banhou-se no rio, trocou de roupa e continuou sua jornada. Mas adiante encontrou-se novamente com Exú, que desta vez tentava erguer um saco de carvão a costas e pediu a Oxalufã que lhe auxiliasse, novamente Oxalufã lhe ajudou e Exú repetiu o feito derramando o carvão sobre Oxalufã, banhando-se no rio e trocando de roupa, Oxalufã prosseguiu sua jornada a Oyó, próximo já a Oyó, encontrou com Exú novamente tentado erguer um tonel de melado e a estória se repetiu. Nos campos de Oyó, Oxalufã encontrou com um cavalo fugitivo dos estábulos de Xangô, e resolveu devolver ao dono, antes de chegar a cidade, foi abordado pelos guardas que julgaram-no culpado pelo furto. Maltrataram e prenderam Oxalufã. Ele, sempre calado, deixou-se levar prisioneiro. Mas, por estar um inocente no cárcere, em terras do Senhor da Justiça, Oyó viveu por longos sete anos a mais profunda seca. As mulheres tornaram-se estéreis e muitas doenças assolaram o reino. Desesperado Xangô resolveu consultar um babalawô para saber o que acontecia e o babalawô lhe disse: a vida está aprisionada em seus calabouços, um velho sofria injustamente como prisioneiro, pagando por um crime que não cometera. Com essa resposta, Xangô foi até a prisão e lá encontrou Oxalufã todo sujo e mal tratado. Imediatamente o levou ao palácio e lá chamou todos os Orixás onde cada um carregava um pote com água da mina. Um a um os Orixás iam derrubando suas águas em Oxalufã para lavá-lo. O rei de Oyó mandou seus súditos vestirem-se de branco. E que todos permanecessem em silêncio. Pois era preciso, respeitosamente, pedir perdão a Oxalufã. Xangô vestiu-se também de branco e nas suas costas carregou o velho rei. E o levou para as festas em sua homenagem e todo o povo saudava Oxalufã e todo o povo saudava Xangô.



Oxalá, estava morrendo de saudades de um de seus filhos, Xangô, que morava em terras longínquas. Antes porém de viajar, consultou Ifá, o Deus da Adivinhação, que desaconselhou a viagem. Mas ante a teimosia de Oxalá, determinou-lhe que durante a viagem, além de levar três mudas de roupas brancas, sabão e Ori, concordasse com tudo que as pessoas lhe pedissem sem jamais irritar-se. Durante o caminho Oxalá encontrou com um Exu, o senhor do Azeite-de-dendê, que o saudou efusivamente e pediu um abraço. Oxalá cumprindo as determinações de Ifá, abraçou-o, e Exu que carregava um barril do azeite sobre as costas, ao abraçá-lo derramou todo o azeite por cima dele e foi-se rindo, satisfeito de sua brincadeira. Oxalá lembrando-se das determinações de Ifá, resignadamente, lavou-se com o sabão, passou Ori no corpo despachou a roupa suja e seguiu viajem. Mais adiante encontrou outro Exu, agora o dono do carvão, que também o saudou como o anterior e fez exatamente a mesma brincadeira, sujando-o de pó carvão retirando-se rindo também. Mas uma vez, Oxalá, se limpa, despacha a roupa suja, troca de roupa e segue a viagem, sem se aborrecer como Ifá determinara. Ao chegar ao reino de Xangô, viu um lindo cavalo branco, reconhecendo-o como um que em outras épocas havia dado de presente ao seu filho. O cavalo também reconhecendo-o seguiu mansamente com ele. Nisso chegam os criados de Xangô, e ao verem Oxalá, sem o reconhecerem, e vendo-o levando o cavalo, toma-no por um ladrão, agridem-no e jogam-no numa masmorra. Lá ficou durante sete anos. Durante esse tempo, o reino de Xangô sofreu muitas desgraças, a colheita era ruim, o gado foi dizimado pela seca, as mulheres ficaram estéreis e as pessoas morriam de fome. Xangô, sem saber o que estava acontecendo, mandou chamar os mais afamados adivinhos, chegando a consultar o maior de todos os oráculos, Ifá! Este revelou-lhe que o acontecido era em virtude de ter em suas masmorras um inocente. Xangô manda vasculhar todas suas prisões, até chegar a Oxalá. Levado o prisioneiro a frente do grande rei, este reconhece seu pai e imediatamente manda buscar água para lavá-lo. Todos se purificaram e vestiram-se de branco em seu respeito. Como Oxalá, mal podia andar,quebrado pelos maus tratos e tempo em que ficou preso, Xangô deu-lhe Ayrá, que o carregou nas próprias costas, até o palácio de Oxaguian, seu outro filho, onde morava anteriormente. Oxalá é o orixá da criação e faz parte dos orixás denominados funfun, isto é, brancos, ou que se vestem de branco. Oxalá é o deus criador do homem e da cultura material. No Brasil tem o status de pai dos orixás e senhor supremo. Seu dia é sexta-feira, quando se costuma usar roupa branca para homenageá-lo. Suas contas são igualmente brancas, de louça, mas os filhos da qualidade Oxaguiã usam umas poucas contas azuis a cada seqüência de contas brancas. É saudado com o brado: Êpa Babá! Blog Olhos d'Água d'Oxum (Do livro Lendas Africanas dos Orixás) Pierre Fatumbi Verger - Caribé


       Lendas dos Orixás.

 

"Antigamente, os orixás eram homens. Homens que se tornaram orixás por causa de seus poderes. Homens que se tornaram orixás por causa de sua sabedoria. Eles eram respeitados por causa de sua força. Eles eram venerados por causa de suas virtudes. Nós adoramos sua memória e os altos feitos que realizaram. Foi assim que estes homens tornaram-se orixás. Os homens eram numerosos sobre a Terra. Antigamente, como hoje, Muitos deles não eram valentes nem sábios. A memória destes não se perpetuou. Eles foram completamente esquecidos; não se tornaram orixás. Em cada vila, um culto se estabeleceu sobre a lembrança de um ancestral de prestígio e lendas foram transmitidas de geração em geração para render-lhes homenagem".

ORAÇÃO PARA OS ORIXÁS

Deus salve o Grito do grande Rei Xangô, que expulsa de nosso meio médiuns mentirosos e charlatões!

Deus salve a Espada de Ogum, que corta de nossos caminhos os que alimentam o ódio e a inveja!

Deus salve a Flecha de Oxossi, que mata o pássaro da maldade e da traição!

Deus salve as Águas de Oxum, que lava nossos caminhos da mentira e da falsidade!

Deus salve os Ventos de Iansã, que expulsa os que alimentam pensamentos de promiscuidade e infidelidade!

Deus salve as Águas de Iemanjá, que lava nossos terreiros dos que alimentam a falta de amor e respeito ao próximo!

Deus salve as Chuvas de Nanã, que trazem o peso da responsabilidade, afastando os ociosos e oportunistas!

Deus salve o Cajado de Omulu, que expulsa as doenças do egoísmo e da desordem!

Deus salve Nosso Pai Oxalá, salvaguardando nossa Umbanda daqueles que ainda não conhecem o verdadeiro sentido da caridade!

DEUS SALVE A NOSSA UMBANDA! … e não desampare os que ainda se arrastam pelos caminhos da ignorância e da hipocrisia

ORAÇÃO PARA OS ORIXÁS

Que a irreverência e o desprendimento de Exu me animem a não encarar as coisas de forma como elas parecem à primeira vista e sim que eu aprenda que tudo na vida, por pior que seja, terá sempre o seu lado bom e proveitoso!
Laro Yê Exu!

Que a tenacidade de Ogum me inspire a viver com determinação, sem que eu me intimide com pedras, espinhos e trevas. Sua espada e sua lança desobstruam meu caminho e seu escudo me defenda.
Ogun Yê meu Pai!

Que o labor de Oxossi me estimule a conquistar sucesso e fartura à custa de meu próprio esforço. Suas flechas caiam à minha frente, às minhas costas, à minha direita e à minha esquerda, cercando-me para que nenhum mal me atinja.
Okê Aro Ode!!!!

Que as folhas de Ossain forneçam o bálsamo revitalizante que restaure minhas energias, mantendo minha mente e meu corpo são.
Ewe Ossain!!!!

Que Oxum me dê serenidade para agir de forma consciente e equilibrada. Tal como suas águas doces – que seguem desbravadoras no curso de um rio, entrecortando pedras e se precipitando numa cachoeira, sem parar nem ter como voltar atrás, apenas seguindo para encontrar o mar – assim seja que eu possa lutar por um objetivo sem arrependimentos.
Ora Ye Yêo Oxum!!!!

Que os raios de Iansã alumiem meu caminho e o turbilhão de seus ventos levem para longe aqueles que de mim se aproximam com o intuito de se aproveitarem de minhas fraquezas.
Êpa Hey Oyá!!!!

Que as pedreiras de Xangô sejam a consolidação da Lei Divina em meu coração. Seu machado pese sobre minha cabeça agindo na consciência e sua balança me incuta o bom senso.
Caô Caô Cabecilê!!!!

Que as ondas de Iemanjá me descarreguem levando para as profundezas do mar sagrado as aflições do dia-a-dia dando-me a oportunidade de sepultar definitivamente aquilo que me causa dor e que seu seio materno me acolha e me console.
Odoyá Iemanjá!!!!

Que aswcabaças de Obaluayê tragam não a cura de minhas mazelas corporais, como também ajudem meu espírito a se despojar das vicissitudes.
Atotô Obaluayê!!!!

Que a vitalidade dos Ibejis me estimule a enfrentar os dissabores como aprendizado; que eu não perca a pureza mesmo que, ao meu redor, a tentação me envolva. Que a inocência não signifique fraqueza, mas sim refinamento moral.
Onibeijada!!

Que o arco-íris de Oxumarê transporte para o infinito minhas orações, sonhos e anseios e que me traga as respostas divinas, de acordo com o meu merecimento.
Arrobobo Oxumarê!!!!

Que a paz de Oxalá renove minhas esperanças de que, depois de erros e acertos; tristezas e alegrias; derrotas e vitórias; chegarei ao meu objetivo mais nobre; aos pés de Zambi maior!
Êpa Babá Oxalá!!!!

SURRA DOS GUIAS
Muitos são os mitos que surgem dentro da Umbanda e a “surra” dos Guias é um deles.
Infelizmente esse mito insiste em perdurar no meio umbandista.
Várias são as pessoas que nos procuram porque “alguém” disse que sua vida não está correndo bem (falta de trabalho, saúde, relacionamento, clientes, etc.) porque os Guias estão lhe dando uma surra pelos mais variados motivos: não fez sua obrigação, não desenvolveu sua mediunidade, etc.
Bom, vamos entender isso: os Guias de Lei da Umbanda, tanto os de Direita como os da Esquerda são espíritos altamente evoluídos, são espíritos de luz a serviço da Luz.
Possuem um grau de compreensão e conhecimento muito acima do nosso, por isso tem a missão de nos guiar, conduzir, nos ensinar, nos amparar e nos fortalecer para que possamos fazer nossa caminhada.
Isso quer dizer que ninguém pode caminhar e evoluir por nós.
Se essa não for a ação do “guia” que você esteja se aconselhando, preste atenção!
Muitas vezes, os Guias nos cobram atitudes e padrões de comportamento que deveríamos tomar para o nosso crescimento e desenvolvimento, e automaticamente para melhoria de nossa qualidade de vida. Pois muitas vezes nos acomodação a processos internos ou externos e estagnamos em nossa jornada.
Mas nunca um Guia irá criar problemas na vida de alguém que esteja querendo se melhorar, crescer, aprender e evoluir. Ele está lá para nos ajudar e nos orientar, não para decidir por nós e de forma nenhuma serem causadores de intrigas, confusões e discórdias.
Se essa não for a ação do espírito que você esteja se aconselhando, preste atenção!
Acontece que muitos médiuns por falta de conhecimento, vaidade, etc. … Se desvirtuam em seus padrões de comportamento, tanto espiritual como material. Com isso começam a negativar seu campo vibratório e mediúnico e começam a perder o amparo e a proteção espiritual dos Guias de luz. Não porque eles se afastam, mas sim por não conseguirem manter uma linha de ressonância e afinidade com seus tutelados.
Quando isso começa a acontecer os Guias muitas vezes nos chamam a luz da razão, nos alertando para o nosso comportamento. Mas se são ignorados, pois temos o direito livre de escolha, tentam nos mostrar de outras forma que nossas atitudes não são ou não estão coerentes.
Mas, se mesmo assim teimamos em não perceber, nos permitem ficar a mercê das consequências de nossas próprias ações.
Entendam, não são os Guias que se afastam de nós, somos nós que nos afastamos deles!
Com isso, podemos criar um linha de afinidade com espíritos negativos que se afinizam com nosso padrão espiritual, consciencial e energético.
Muitas vezes esses espíritos, se aproveitam da leviandade dos médiuns e se fazem passar por seus Guias, criando muitas vezes grandes confusões na vida tanto do próprio médium como daqueles que se “aconselham” com ele.
Porém isso nada mais são do que consequências de uma postura leviana.
A cada um suas obras, já dizia o Divino Mestre.
Sabemos que toda a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.
Caso você esteja tendo algum problema de ordem espiritual ou mediúnica, procure ajuda e esclarecimento, mas saiba que a causa muitas vezes pode estar numa atitude que você insiste em não querer mudar.
Sarava a Umbanda !

 SOMOS DE TODOS OS ORIXÁS

Não é preciso acreditar,
Mas escuta o que vou lhe falar...
Nós somos de todos os orixás.

Do que mais gosta ao mais distante,
Então na fé sigamos adiante
Com os nossos pais e yabás.

Não tenha medo de se perder no torvelinho,
Pois Oxalá abre o caminho
E Ogum nos ajuda a vencer.

Com os ventos e as tempestades
Iansã apaga o mal, as iniquidades,
E Exú pode sim nos proteger.

Obaluaê nos atende com ternura
Trazendo-nos os benefícios da cura,
E Oxumaré nos auxilia a desenvolver.

Nas águas vamos nos encontrar
Com as mães Oxum e Iemanjá,
Que levam toda tristeza pra lá!

Por isso não fique mais de lamento,
Oxossi traz fartura e conhecimento
Com o peso da justiça de Xangô.

Não é preciso acreditar,
Mas escuta o que vou lhe falar...
Nós somos de todos os orixás.




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Características dos filhos de Oxalá

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Os filhos de Oxalá são pessoas literalmente tranquilas, literalmente equilibradas. O psicológico dos filhos de Oxalá é que são pessoas calmas e reinantes, mas devemos observar que pelo menos no Brasil, Oxalá está subdividido em Oxaguian, que é o Oxalá novo e Oxalufan que é o Oxalá velho e as características de um ...

Oxalá

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OXALÁ - O Orixá dos Orixás Sua ação se manifesta através da fé, da luz, da razão e da paz. Simboliza riqueza, felicidade e fecundidade. Oxalá é o Orixá maior de Umbanda. Dessa vibração suprema se originam todas as outras e ela está presente em todos nós e em todas as vibrações. Está sincretizada em Jesus Cristo, ...

Prece aos Orixás

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PRECE AOS ORIXÁS. Tudo o que eu quero!!! … Ter a longevidade das palavras de Oxalá. … Ser livre como os ventos de Iansa. … Ser justo como o machado de Xangô. … Ser forte como a espada de Ogum. … Ser firme como o arco e reto como as flechas de Oxóssi. … Ser mágico como as forças de Obaluaê. …

As águas de Oxalá

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AS ÁGUAS DE OXALÁ ... Tiveram origem em uma lenda em que se envolveram OXALÁ e XANGÔ, sendo que aquele na roupagem de OXALUFÃ que é a seguinte: OXALUFÃ, tendo que viajar ao reino de OYÓ, domínios de seu amigo XANGÔ, e injustamente confundido com um ladrão de cavalos foi preso e trancafiado ...

Banhos de Oxalá

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Banho de Oxalá para limpeza energética com flores – Oxalá é o orixá maior da Umbanda, comandante da linha da inteligência, é pai de todos os orixás, responsável pela harmonia no universo. Banho Oxalá Banho Oxalá Ingredientes Para este banho de limpeza energética você irá precisar de: pétalas de 3 rosas brancas

Pontos cantados Pai oxalá

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Pontos Cantados Pai Oxalá Quem canta seus males espanta. OXALÁ Se Exu é o começo de tudo, Oxalá é o fim. Se Exu é o principio da vida, Oxalá é o principio da morte. Equilíbrio positivo do Universo, é o pai da brancura, da paz, da união, da fraternidade entre os povos da Terra e do Cosmo. Pai dos Orixás, é ...

Pontos cantados

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PONTOS DE OXALÁ 1- Abre a porta, oh gente Que aí vem Jesus Ele vem cansado Com o peso da cruz Vem de porta em porta Vem de rua em rua Pra salvar as almas Sem culpar nenhuma 2- Oxalá, meu Pai Oxalá, meu Pai Quem é seu filho de fé Balanceia, mas não cai. 3- Oxalá, seus filhos lhe pedem auxílio Vinde a ...

Pontos Cantados de oxalá Videos

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Oxalá é Orixá maior da Umbanda, Ele é a própria Umbanda em sua magnitude, sua cor é o branco, representando a paz, o amor, a bondade, a limpeza, a pureza espiritual, enfim, tudo aquilo que possa indicar positividade. Os domínios de Oxalá são todas as pessoas e todos os lugares. Seu reino é o nosso mundo.

Bandeira Branca de oxalá

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A FAMOSA BANDEIRA BRANCA DE OXALÁ. ELA E TODOS ALI SABEM QUE TREMULARA ETERNAMENTE, POIS SEMPRE HAVERÁ MÉDIUNS E GUIAS DISPOSTOS E PRATICAR A CARIDADE E ERGUEREM JUNTOS ESTA BANDEIRA. SALVE O RITUAL DE UMBANDA SAGRADA! SARAVÁ TODOS MEDIADORES ...

Oxalá

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Os filhos de Oxalá, são pessoas tranqüilas, com tendência à calma, até nos momentos mais difíceis; conseguem o respeito mesmo sem que se esforcem objetivamente para obtê-lo. São amáveis e pensativos, mas nunca de maneira subserviente. Às vezes chegam a ser autoritários, mas isso acontece com os que têm ...

Pontos Cantados mp3 Orixás

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caso não consiga descompactar as pasta. clique no link abaixo para instalar o WinRAR http://www.baixaki.com.br/download/winrar.htm. Baixe o WinRAR instale em seu computador. reinicie e esta pronto para descompactar as pastas e fazer o download. Para baixar: pontos de Oxalá. Clique em dowload. Para baixar :

Oração à Oxalá

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Oração à Oxalá Oxalá! Divina manifestação do Bem, Senhor da perfeita Sabedoria e do Bendito Amor, Ó ! Vós que recebei o poder do supremo Doador para tudo e todos. Protegei-nos das ciladas ilusórias do mundo enganador, Despertai-nos para a realidade da vida imortal, Sois a imaculada irradiação do Altíssimo, ...

Batismo na Umbanda

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Em alguns terreiros, por orientação do Chefe da Casa, o batismo pode também ocorrer na praia, sendo então os filhos consagrados a Iemanjá. ( Imagens Ilustrativas/ fonte internet) Orientação aos padrinhos e aos pais Ser padrinho é assumir perante Pai Olorum e Pai Oxalá o compromisso de segundo pai e segunda mãe, ...

Ervas dos orixás

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Ervas dos orixás. Abaixo estão relacionadas as ervas mais conhecidas e usadas na Umbanda para banhos e outras finalidades. OxalÁ - Boldo ou Tapete de Oxalá; Saião ou Folha da Costa ; Manjericão ou Alfavaca Branca ; Sândalo; Patchuli; Colônia; Alfazema; Algodoeiro; Capim Limão; Girassol; Maracujá; Jasmim; Erva ...

Banho de defesa espiritual

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Banho de descarrego para atrair prosperidade e fortuna – Banho de descarrego é uma arma poderosa para purificação do espírito abrindo nossos caminhos para atrair prosperidade, fortuna e sucesso profissional. Poderoso banho de descarrego com 7 ervas sagradas Manjericão pertence a Oxalá Manjericão pertence a ...

Prece aos caboclos

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Prece aos caboclos. Obrigado, Oxalá, pela fé que me sustenta, Pelos amigos que fiz E continuo fazendo. Obrigado, Oxalá, Pelas bençãos de Ogum, Pela proteção de Iemanjá, pelo amor de Oxum. Obrigado, Oxalá, Pela força de Iansã, Pela retidão de Xangô, Pelo colo de Nanã. Obrigado, Oxalá, Pelo equilíbrio de Oxosse, ...

banhos de abertura de caminho

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Na cabeça só banho de Oxalá, a não ser que a entidade mande, mas deve perguntar a Mãe ou Pai de Santo. - O Sal Grosso é um Banho que não deve ser usado com freqüência, porque ele conserva a vibração, é uma faca de duas pontas, pode descarregar ou conservar a vibração. Deixe sempre que a entidade dê a ...

Umbanda

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07(sete) Linhas de Umbanda A Umbanda se divide em 07(sete) linhas que são assim classificadas: 1ª Linha de Oxalá ou Linha de Santo - Nesta linha as falanges são de Santo Antônio, São Cosme e Damião, Santa Rita, Santa Catarina, Santo Expedito e São Francisco de Assis. Esta linha é responsável por desmanchar ...

Lendas de Oxum

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A LENDA DE OXUM Diz o mito que Oxum era a mais bela e amada filha de Oxalá. Dona de beleza e meiguice sem iguais, a todos seduzia pela graça e inteligência. Oxum era também extremamente curiosa e apaixonada. E quando certa vez se apaixonou por um dos orixás, quis aprender com Orunmilá, o melhor amigo ...

Pontos cantados orixás

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... falange ou linha espiritual que se requisita no terreiro, e que o responsável pela curimba tenha conhecimento do fundamento esotérico (oculto) da canção. Os pontos cantados mudam de ritmo e mesmo de freqüência de acordo com as vibrações espirituais: - Oxalá - são sons místicos, predispondo à paz e as elevação ...

obrigações na umbanda

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Guia de Oxalá: Dada ao médium como segurança, após o seu Amacís e Batismo na Lei 2. Guia do Obreiro: Dado ao médium em consonância com a Entidade que ficará responsável pelo médium. 3. Guia do Capangueiro: Dado ao médium, com autorização da Entidade (acima) responsável pelo mesmo, afim de elo de ...

Oração a Exu Chama Dinheiro

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ORAÇÃO A EXU CHAMA DINHEIRO Glorioso Exu CHAMA DINHEIRO fiel protetor do povo e mensageiro da nossa amada UMBANDA; Peço a tua ajuda para interceder por mim junto a pai OXALÁ - FAZER O PEDIDO - dai - me a força para superar as adversidades materiais em todos os momentos de minha jornada.

Características dos Filhos de Orixás

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Características dos Filhos de Oxum Dão muito valor à opinião pública, fazem qualquer coisa para não chocá-la, preferindo contornar com suas diferenças com ... Características dos filhos de Oxalá. centropaijoaodeangola.com/ características-dos-filhos-de-oxalá.php. Características dos filhos de Oxalá Os filhos de Oxalá ...

Banho de descarrego

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BANHO AFREDISÍACO 2 COM ESSÊNCIAS Verbena, jasmim,ylang ylang. 7 gotas de cada essência em 1 litro de água.Jogar após o seu banho normal esta mistura do pescoço para baixo. BANHO DE ENERGIA DO ORIXÁ OXUM E OXALÁ Banho na energia do Orixá - OXUM & OXALÁ com essências. (Este banho deve ...

Centro Pai João de Angola

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Motumba a todos obrigado por essa página, alem de meu cantinho ganhei mais um que nosso Pai oxalá possa abençoa cada vez mais a todos nós. Nome: ANDREA BECKMAN. E-mail: deinha.beck@gmail.com. Cidade: SAO LUIS / MA - Brasil. Data: 17/11/2017 às 10:49. Gostei muito! Esclareceu as minhas dívidas.

Ervas e Orixás

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Babosa - aloe vera - exú - (ipòlerin, ipè erin)- Melão são caetano-momordica charantia(oxumare,nanã) -èjìnrìn, wéwé- Saião/Folha da costa- kalanchoe brasiliensis (oxala) - òdundún, elétí- Erva de santa luzia - pistia stratoides ( stratiotes) (osun) - ójuóró- Nenúfar/lótus - nymphaea (lótus) alba (osun) - òsíbàtà- Pimentinha ...

Altar Virtual

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... Pontos cantados de Caboclos · Pontos cantados de Pai Oxalá · Pontos cantados Oxum · Pontos cantados de Yansã · Oferenda a tranca rua das almas. " A Fé não conhece derrota, tudo que Você já realizou até hoje, e por que você acreditou primeiro". Digite na caixa de pesquisa abaixo o que deseja encontrar no Site.

Categoria Banhos Orixas

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Publicado em 06/08/2017 por admin. Esta galeria contém 1 foto. Banho de Oxalá para limpeza energética Banho de Oxalá para limpeza energética com flores – Oxalá é o orixá maior da Umbanda, comandante da linha da inteligência, é pai de todos os orixás, responsável pela harmonia no universo. Banho Oxalá

A Saída dos Orixas

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A "Saída" dos Orixás Então chegou o momento que Olorun determinou que os seus filhos e filhas Orixás iniciassem a saída de sua morada interior e começassem a ocupar sua morada exterior. A Oxalá coube a primazia, porque ao sair, ele que é o espaço em si mesmo, criaria o meio ou o espaço indispensável para que ...

Pai João de Angola

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Características dos Filhos de Oxum Dão muito valor à opinião pública, fazem qualquer coisa para não chocá-la, preferindo contornar com suas diferenças com ... Prece aos Orixás. centropaijoaodeangola.com/prece-aos-orixás.php. PRECE AOS ORIXÁS. Tudo o que eu quero!!! … Ter a longevidade das palavras de Oxalá.

As 7 chaves da Felicidade

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Oxalá, Mestre Supremo, Vós que refletis o princípio criador, que sois o vento solar, a ciência do verbo sublime; que fazeis a supervisão de todos os Orixás na Terra, sendo a Luz do Senhor Deus Pai, a consciência cósmica movedora dos universos, abençoai-nos. Iemanjá, Rainha dos Mares, Vós que simbolizais em ...

Centro Pai Joao de Angola

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Data: 30/05/2017 às 18:48. Frequentei por 33 anos e fazia parte do terreiro na minha mãe Luci - centro espírita Iemanjá - onde o chefe era nosso pai Omulu, a quem tanto devo e tenho saudades em Maringá - Mas Oxalá em sua bondade a chamou . Hoje Morro em Primavera do Leste-Mt, e fazem, mas de 10 anos que não ...

exu

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Exú tem as égides no ato da fecundação, passa para Oxum que conduz toda a gestação, esta por sua vez passa para Nanã no ato do nascimento para que esta peça a Oxalá a autorização para a nova vida, após o nascimento a responsabilidade é do Orixá que tomará conta daquela ori (cabeça) pelo resto da sua ...

Características dos filhos de Obá

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Obá é a mulher consciente do seu poder, que luta e reivindica os seus direitos, que enfrenta qualquer homem – menos aquele que tomar o seu coração. Ela abraça qualquer causa, mas rende-se a uma paixão. Obá é a mulher que se anula quando ama. Obá filha de Iemanjá e Oxalá. Em toda a África Obá era cultuada ...

Comidas de Santo

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Ebô, palavra oriunda do iorubá, consiste num alimento religioso e votivo para os orixás funfun (branco) Oxalá, dentro das religiões afro-brasileiras. É o milho branco cozido sem tempero e sem sal. Ebôya, eboia ou fava de iemanjá é uma comida ritual feito com fava cozido refogado com cebola, camarão, azeite de dendê ...

Oração para começar o dia

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Oração para começar o dia Pai de todos os orixás Oxalá é o orixá maior do candomblé e umbanda Meu Pai Oxalá, neste dia que começa, venho pedir a paz a alegria e seu grande axé! Reveste-me com a Vossa Luz e destrua as trevas que atravessarem meus caminhos. Envolva-me em seu pano branco de paz, em tua ...

Intolerância Religiosa

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O Espelho de Oxum LENDA: Conta à lenda que, em um tempo imemorial, o rei Xangô, orixá escolhido por Oxalá para governar a terra e os outros deuses, tinha diversas esposas. As duas mais importantes eram Yansã, a Senhora das Tempestades, e Oxum, cujo domínio se estendia pelos rios, lagos e cachoeiras.

Guias contas e colares

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Na hierarquia do ALTO CANDOMBLÉ da Nação Ketu toda pessoa que entra para a religião será um Abiã e assim permanecerá até que se inicie. Ao Abiã só é permitido o uso de dois fios-de-conta. Um simples de um fio só na cor branco leitoso que corresponde a Oxalá, de acordo com a nação e um na cor do Orixá da ...

Descubra seu Orixá.

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OXALÁ, é considerado o Pai de todos os orixás. É o mais velho e o primeiro a ser criado. É responsável pela criação do mundo e dos seres humanos. É o Orixá dos inhames novos e da agricultura, que traz as chuvas e que fecunda os campos, Sua festa ligada ao início do ano agrícola costuma ser em agosto e setembro, ...

Jogaram uma carga pesada pra cima de mim

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Jogaram uma carga pesada pra cima de mim. Mas eu sou filho de Iemanjá Não caio assim. Me olharam com os olhos atravessados. Pagaram promessas para atrasar meu lado. Iemanjá rainha do mar. Só ela quem pode me ajudar. Eu tenho minha cabeça feita. Não a mandinga que possa me derrubar. Saravá Oxalá

Agradecemos sua visita Volte sempre....

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Os textos apresentados na sua maioria foram retirados , da internet. Esse é um espaço onde colocamos diversos pensamentos e o nosso principal objetivo é a divulgação da nossa Umbanda. Quando algum texto for de autoria do Centro Pai João de angola, o responsável será indicado; da mesma forma que fazemos com outros autores que não têm vínculos com a nossa casa... Comunicado Importante: Este é um Site totalmente gratuito, sem fim comercial ou lucrativo. Algumas imagens e informações provêm de outros sites na internet. Caso você seja o detentor do Copyright de qualquer uma delas, e deseje que ela seja retirada, por favor, é só nos mandar uma mensagem citando o nome e a localização para sua remoção imediata. Não temos o objetivo de nos apropriar de informações alheias tomando-as como nossa, pelo contrário, sempre que possível, colocaremos o nome do autor abaixo do título para deixar bem claro que a intenção é de divulgar a Umbanda através de textos bem elaborados e esclarecedores. Saiba que o Centro Pai João de Angola está isento de qualquer responsabilidade.


oxala.mp3

  Ele esta entre nós.

Deus me mandou te dizer que nada disso que você está passando será em vão. Você só precisa aguentar firme até isso tudo passar... Mas desde já saiba que Ele está do seu lado em todos os momentos...e suas lágrimas amanhã se transformarão em sorrisos, gargalhadas...resumindo em VITÓRIAS!!!

Salmos_23_-_Cid_Moreira_-_B_blia_em_mp3.mp3


Salmo 23
1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.



Oração as Iabás
Oxalá grande Pai e Poderoso Orixá! Atenda nossos pedidos: Que a todas as Mamães irmãs de Fé recebam para suas vidas e a de seus familiares, a prosperidade, a saúde e o amor. A nossa amada mamãe Oxum através de sua coroa divina irradie amor cubra todas as mamães com vosso manto misericordioso. Mãe Obá nos momentos difíceis encaminhe na capacidade de reflexão para que possam dar bom uso ao conhecimento. A Mãe Iansã sempre que alguém estiver perdido conduza-os com seu poder de direção, que sua coroa ilumine a todos. Pedimos a paciência e maturidade de Mãe Nanã para desfazer os excessos e decantar os vícios. Iemanjá, Mãe da geração, auxilie com seu poder de criatividade para enfrentar as dificuldades. Senhoras Pombogiras tragam sua formosura e alegria de viver, sua capacidade de amar e serem amadas. Irradiem sobre as famílias, Mães Divinas, suas energias aquáticas, eólicas, telúricas e ígneas, para reposição de nossa aura para imantação positiva de nossos lares e locais de trabalho. Olurum nosso Pai supremo e sagrados Orixás, permanecem sempre à direita e à esquerda, no alto e em baixo, à frente e nas costas, ao redor e em todos os lugares onde estiverem as Mamães. Que as Iabás nos protejam sempre AXÈ


Salve Oxum

          Muito Axê

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    oração ao preto velho pai benedito de aruanda

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    C ruza a tua pemba imaculadamente branca, como são teus cabelos, pedindo o Pai Olorum, Pai Zambi, Pai Oxalá para trazer paz em minha vida e a angústia do meu coração desaparecer. Ao fumar o teu cachimbo, tua fumaça faz desenhos no ar, carregando o medo, a calúnia e tudo o que venha fazer meu coração sofrer.

    Pai Antonio

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    NA SUA ARUANDA NA PAZ DE ZAMBI VEM SEUS FILHOS ABENÇOAR ELE TRAZ NAS MÃOS O ROSÁRIO DE MARIA E A LUZ BENDITA DO PAI OXALÁ ( BIS) MEU SÃO MIGUEL QUE VEIO DE ARUANDA ELE É QUEM PESA AS ALMAS COM ORDENS DE OXALÁ (BIS) MEU SÃO MIGUEL, COM A BALANÇA NA MÃO

    Abertura dos trabalhos

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    Prece de Abertura dos trabalhos. II Saravá Zambi Saravá Oxalá! Que os Eflúvios divinos de todos os Orixás nos envolva através das falanges trabalhadoras do bem. Que ao iniciar-mos os trabalhos deste dia possamos receber dos nossos guias os elementos necessários para a firmeza e a segurança de nossa corrente  ...

    Pontos Cantados 2

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    Oração aos Orixás

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    Deus salve Nosso Pai Oxalá, salvaguardando nossa Umbanda daqueles que ainda não conhecem o verdadeiro sentido da caridade! DEUS SALVE A NOSSA UMBANDA! … e não desampare os que ainda se arrastam pelos caminhos da ignorância e da hipocrisia *** Que a irreverência e o desprendimento de Exú me  ...

    Lendas de Omulu

    centropaijoaodeangola.com/lendas-de-omulu.php

    Jagun Agbagba (ligação com Oyá) Omolu Obaluayie Soponna/Sapata/Sakpatá Afoman/Akavan/Kavungo (ligação com Exú) afomo; contagiante,infeccioso. Savalu/Sapekó (ligação com Nana) Dasa Arinwarun (wariwaru) título de xapanan. Azonsu/Ajansu/Ajunsu (ligação com Oxalá, Oxumare) Azoani (ligação com Yemanjá ...

    Os Filhos de Omolu

    umbandapaijoaodeangola.com.br/os-filhos-de-omolu.php

    ... de Oxalá · Banhos de Iansã · Nanã buruquê · Visite nosso Blog. Os Filhos de Omolu. Características dos filhos de Obaluaiê/Omolú Os filhos de Omolú são pessoas extremamente pessimistas e teimosas que adoram exibir os seus sofrimentos, daqueles que procuram o caminho mais longo e difícil para atingir algum fim.

    Oração poderosa de Pai joão

    umbandapaijoaodeangola.com.br/oração-poderosa-de-pai-joão.php

    Abençoar E Batizar Em Nome De Deus Pai, Jesus (Oxalá) E Nossa Senhora: Maria Aparecida Do Brasil. Pra Crianças Crescerem No Caminho Da Fé, Tanto Homem E Mulher. Suplica! Pai João! Preto Velho Da Umbanda Venha Em Meu Socorro, Preciso Tanto De Tua Ajuda... Intercedam A Deus Pai, Jesus (Oxalá) E ...

    Anjos da guarda

    centropaijoaodeangola.com/anjo-da-quarda.php

    umbandapaijoaodeangola.com.br/banhos-de-oxalá.php. Acenda uma vela comum ao seu anjo da guarda, a seguir vista roupas claras. Jogue o milho cozido em uma praça. Banho de Oxalá Pétalas de rosa branca ... oração a são jorge. centropaijoaodeangola.com/oração-a-são-jorge.php. Em seguida, reze 3 Pai-Nossos ...

    Site mapa

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    Sobre Ogum, Oxum, Oxossi, Iansã, Iemanjá, Xangô, Oxalá, Exu, Nanã de buruke, Omulu, Obaluaiê, Obá, Logun Edê, Oxumare, Altares Virtuais. Mensagens de Guias e Orixás. Pontos Cantados, Pontos cantados em mp3, Pontos Riscados, Benzimentos e orações pra todos os fins, banhos de ervas, banhos de descarregos, ...

    Oração as sete linhas

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    Oração as sete linhas Oxalá, Mestre Supremo, Vós que refletis o princípio criador , que sois o vento solar, a ciência do verbo sublime; Que fazeis a supervisão de todos os Orixás na Terra, sendo a Luz do Senhor Deus Pai, a consciência cósmica movedora dos universos, abençoai-nos. Iemanjá, Rainha dos Mares, Vós que ...

    Descarrego de Pólvora

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    É com a autorização e em nome de Oxalá que tão despretensiosamente e caridosamente vêem todo esse exército - Os soldados da Luz – trabalhar em prol dos irmãos necessitados de auxílio e de Luz. ***Lembramos que todo o material utilizado compõe um elemento magístico poderosíssimo. Isto nos traz um alerta,  ...

    Banho de descarrego

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    DEPÔIS DE TOMAR O BANHO COMUM FRIO, SEM ENXUGAR O CÔRPO, VOÇE PEGA A VASÍLHA COM AQUELA ÁGUA DE CANJICA E, SEGURE ESTA VASÍLHA BEM PRÓXIMO DA SUA BÔCA E, PEÇA AO ORIXÁ “ PAI OXALÁ “ QUE, TIRE DE SEU CORPO TODOS OS MALES CARNAIS E ESPIRITUAIS . DEPOIS DE ...

    Defumações

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    Recomenda-se pelo menos uma vez por semana defumar nossa casa, com os seguintes defumadores: • Comigo ninguém pode • Abre caminho • Chama da boa sorte • limpeza Oxalá, e do seu Santo de cabeça, para proteger de todas as maldades. Rezar o Pai Nosso sempre com um copo de água junto. Os defumadores ...

    ORAÇÃO PARA BÊNÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO OU LAR

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    ... aprender com os que sabem mais ensinado os que sabem menos. A Umbanda molda-se à diversidade das consciências e é ativa, dinâmica, universalista e convergente em sua parte visível terrena, estável e firme no espaço oculto. Nessa abençoada "mistura", todos estão evoluindo. Graças a Oxalá, a Umbanda não é ...

    Obrigado, Vovô

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    LUIZ ROBERTO DE OXALÁ UMBANDA, O QUE FAZ. O que a Umbanda não faz? Esta é uma questão simples de ser respondida. A Umbanda não leva a vida de ninguém para trás. A Umbanda não aprisiona seus médiuns. A Umbanda não faz a maldade. A Umbanda não cultua o demônio. . A Umbanda não propaga a ...

    Pai João de Angola

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    *Prece ao Caboclo Sete Estrelas*. Salve esse formoso Caboclo de Umbanda Que pelas graças de Oxossi vem de suas matas. Que pela força de Oxalá desce até este terreiro. Que pelo amor que tem aos seus irmãos trabalha na Umbanda Salve o Caboclo que é um dos sete filhos de Tupinambá Salve a falange deste ...

    Histórias de preto-velhos

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    A mãe de Santo joga os búzios e eis a resposta precisa: - Meu irmão, o homem Negro de Branco e Cajado é teu Pai de Cabeça Oxalá que te ajudou com muito amor. O homem em lágrimas beijou a mão mãe de Santo e disse: - O que devo fazer para sempre viver para Oxalá meu Pai Amado? Ela disse: - Oxalá ama muito ...

    Altar Virtual dos Orixás

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    Ao mestre com carinho · Banhos de descarregos · Sitemap · pai-joao · Quem Somos · livro-de-visitas-2 · Textos de Umbanda · orações diversas · Banho de descarrego forte · caboclo ventania · banhos de ogum · Banho de Oxum · Banhos de xangô · Banhos de Iemanjá · Banhos de Oxossi · Banhos de Oxalá · Banhos de ...

    Centro Pai Joao de Angola

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    GOSTEI MUITO DO SITE...AGRADEÇO-LHES PELAS INFORMAÇÕES NELE CONTIDAS...SÃO ÓTIMAS...PARABÉNS...UM ABRAÇO FRATERNO...OXALÁ SEJA FORÇA E LUZ NO SEU CAMINHAR HOJE E SEMPRE... Nome: Edmária Dultra. E-mail: ed_maria@hotmail.com. Cidade: Livramento de Nossa Senhora, Bahia ...

    Pontos Cantados de Preto velhos

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    Ela vem firmar seu ponto pela fé de Oxalá Oi tem areia oi, oi tem areia na barra de sua saia tem areia. (bis) 11- PAI MANÉ O senhor do Bonfim mandou, preto velho na banda. Ele vem da Bahia com seu rosário e seu patuá, Ele vem trabalhar pra você (bis) Pai Mané na banda agora é que eu quero ver. 12- CAMBINDA

    Como combater a inveja.

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    Salve Ogum, guerreiro de Oxalá. Orixá que abençoa seus filhos e os filhos de seus filhos. Pai destemido, Senhor da espada de fogo que corta todas as demandas e conduza os que ama aos caminhos da prosperidade. Que em meus caminhos, possa eu, filho seu merecer as vossas Bênçãos: a espada que me encoraja, ...

    Ogum

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    Aceita suas oferendas com Ogum Megê ou, ainda, dentro ou fora dos cemitérios, nas cores branca e vermelha. Alguns incluem uma pedra-ímã nos itens a oferecer-lhe. 5. Falange de Ogum Matinata Com poucos médiuns que o incorporam, sua falange protege os campos de Oxalá, os locais abertos, floridos e iluminados.

    Oferendas de xangô

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    ... orixá, exu, orixa, orixás, candomblé, umbanda, pontos, ervas, caboclos, simpatias, quimbanda, Oxossi, exus, gira umbanda, umbanda caboclos, oxum, pombagira, yemanjá, pai de santo, pontos cantados, oxalá, oxala, umbanda pontos, pontos cantados de, magia, esoterismo, macumba, tranca rua, Zé pilintra, oferendas, ...