Centro Pai João de Angola

Os Orixás se Manifestam em Nós e Através de Nós!

Para muitas pessoas pensar em Deus é pensar na Supremacia, no Divino, no Sagrado, no Distante, no Intocável e assim por diante, não é mesmo?

No entanto, penso que Deus não está tão longe assim, não está tão Divino ou não é tão intocável assim. Entendo que Deus é como ar, ar que nos envolve continuamente e libentemente sem que precisemos pedir, pensar ou determinar.

É um respirar, um expirar, um inspirar, simples.

Pensando dessa forma, fico imaginando quantos de nós percebemos ou damos importância para o ar que respiramos ou mesmo para nosso respirar.

Fico imaginando que importância, que sentido e que valor damos a cada expiração e inspiração.
Infelizmente muitos não têm a mínima consciência do ato de respirar e só dão valor ao ar no momento em que estão se afogando, envolvidos pelo mar da solidão e da escuridão, envolvidos por um debater compulsivo e agressivo em busca de um suspiro de esperança.

Observo quantos asmáticos espirituais existem dentro e fora dos Templos religiosos, que só encontram alívio naquele ar artificial produzido pelo Homem e armazenado dentro de uma bombinha.

É, às vezes, vejo as pessoas tão insensíveis e tão distantes do ‘simples’, do ‘tudo’, do ‘fundamental’, mas percebo que eu não posso respirar por ninguém.

Percebo então a importância de entender que o Sagrado, Deus, o Divino, os Orixás e os Guias Espirituais não estão tão distante assim, principalmente para nós umbandistas atuantes e conscientes.

É fato que temos a manifestação diária do Transcendente em nossas vidas, é fato que consciente ou inconsciente os Guias e os Orixás se manifestam em nós e através de nós, em todos os momentos e nos mínimos detalhes.

E posso exemplificar essas manifestações constatando que ao sorrir manifestamos a alegria, o entusiasmo e a vontade de agir de Yansã, que nas lágrimas, salgadas como as águas do mar, temos Yemanjá se manifestando [...] ou quando Oxum está atuando e incentivando a beleza da esperança e da doçura. Constato que nos pensamentos lógicos é Oxossi que se manifesta e alerta para a verdade e que nas atitudes corajosas e vibrantes é Ogum que se manifesta proporcionando muito, muito trabalho.

Dessa forma, tiro o Divino, os Orixás do alto, do inacessível, do intangível e vivencio-os aqui, no meio de nós, através de nós e a favor de nós. Conhecê-los através de seus sentidos e vibrações, de suas qualidades e atributos, de suas características e de suas marcantes personalidades é transformá-los em nós.

Pois bem, acredito que, mais que pensar em Deus, nos Orixás ou nos Guias como fonte de TUDO, temos que pensar que tudo é fonte de nós mesmos, que tudo depende de nós, QUE TUDO É, ABSOLUTAMENTE, TUDO QUE REALIZAMOS, PENSAMOS, SENTIMOS E SOMOS.
Por Mãe Monica Caraccio

[MENSAGEM MARIA MULAMBO]

O corpo é uma casa emprestada que deve ser devolvida limpa por que é assim que o dono quer. O diabo de rabo e chifre não existe, é uma invenção de mentes maldosas .A palavra diabo vem do latim e significa caluniador . Cada um carrega dentro de si o seu próprio diabo cuja arma mortal é a língua.

 A língua é o chicote do corpo e do diabo, por isso, muito cuidado com a palavra que se profere pois a palavra mal dita e mal expressada se torna um açoite que se açoita a si mesmo.

Agradecemos sua visita Volte sempre....

Os textos apresentados na sua maioria foram retirados , da internet. Esse é um espaço onde colocamos diversos pensamentos e o nosso principal objetivo é a divulgação da nossa Umbanda. Quando algum texto for de autoria do Centro Pai João de angola, o responsável será indicado; da mesma forma que fazemos com outros autores que não têm vínculos com a nossa casa... Comunicado Importante: Este é um Site totalmente gratuito, sem fim comercial ou lucrativo. Algumas imagens e informações provêm de outros sites na internet. Caso você seja o detentor do Copyright de qualquer uma delas, e deseje que ela seja retirada, por favor, é só nos mandar uma mensagem citando o nome e a localização para sua remoção imediata. Não temos o objetivo de nos apropriar de informações alheias tomando-as como nossa, pelo contrário, sempre que possível, colocaremos o nome do autor abaixo do título para deixar bem claro que a intenção é de divulgar a Umbanda através de textos bem elaborados e esclarecedores. Saiba que o Centro Pai João de Angola está isento de qualquer responsabilidade.


Hino dos Orixás.mp3