Os Médiuns são Parceiros

Os Médiuns são Parceiros
Fernando M. Guimarães
O problema da religiosidade é que as divindades comunicam-se com a terra somente através de seus defeituosos representantes, no caso os padres, pastores, esotéricos, espiritualistas, kardecistas e os médiuns umbandistas. Bom seria se não fosse assim.

Mas não o é. Por isso, os veículos humanos da palavra de Deus devem ser criteriosos, estudiosos e acima de qualquer fato, humildes.

Tolo é aquele que não aproveita a

experiência dos mais velhos; esperto é aquele que tira ensinamento até de quem nada sabe.

Vou dar uma oportunidade aos tolos e vou mencionar alguns fatos, com a colaboração de outros estudiosos da Umbanda. Escrevi vários textos falando da mediunidade, o espírito e os médiuns

No meu livro, Grifos do Passado, conto um ensinamento do pai-de-santo Andir de Souza. Ele fala da incorporação: “o espírito é uma energia e o médium é outra. Cada qual com sua cultura, sensibilidade e conhecimentos. Um é um e outro é outro. Entretanto, quando a entidade toma o corpo do médium, essas energias se unem, formando uma terceira. Ambos estão ali presentes, reunidos em uma só força. É como dois em um.

“ O pai-de-santo Marco Boing escreveu um interessante texto onde fala da terceira energia e imputa ao médium a co-responsabilidade na comunicação da entidade.
Está certíssimo o Marco Boing. Recebi um e-mail onde a remetente denuncia uma situação. Ela comenta com muita inteligência a preocupação quando o espírito recomenda o não uso dos remédios receitados pelos médicos, mencionando ter evidenciado tal fato quando a entidade tratava de um paciente de depressão. Ela diz: “O que tenho percebido é que existe um preconceito ou uma atitude contra esse tipo de medicamento por ser considerado "droga".
A recomendação em geral é que procure um médico mais natural...Acredito que é preciso ser muito cauteloso nesse tipo de recomendação...se esse tipo de "droga" existe é para ser usada (óbvio que com recomendação e sob supervisão constante do médico, ou psiquiatra ou neurologista)...” Vamos admitir a hipótese do paciente que ao abandonar os remédios alopatas, tenha uma recaída em sua doença e chegue a níveis preocupantes. De quem é a culpa? Só do espírito? Não se pode negar a influência da participação do médium na comunicação e também a sua responsabilidade, até mesmo civil e criminal. Quando tenho oportunidade falo que os terreiros de Umbanda existem para trazer a cura, a paz e a alegria, e por isso recomendo aos espíritos que trabalham em nosso terreiro para não trazerem notícias ruins aos consulentes, como o desastre, a morte e a traição conjugal, além de não criarem expectativas de desastre. Uma comunicação espiritual tem uma dimensão muitas vezes não imaginada pelas pessoas. Já descrevi em texto anterior, a visita que fiz a um terreiro, quando o espírito recomendou-me tomar cuidado com o “pé-de-borracha”, referindo-se ao automóvel (como se a entidade não conhecesse esse termo). Aguardei a continuidade da comunicação.
Como ela não aconteceu, cobrei: “meu pai, o senhor não deve ignorar a necessidade que tenho do uso do automóvel. Por outro lado, um desastre grave eu não quero. Então complete a comunicação: devo andar mais devagar, mais depressa ou não devo usá-lo e por quanto tempo? Rapidinho a entidade largou o médium. Agora pergunto: era uma entidade de luz e subiu só para não deixar o médium constrangido, ou o médium não quis dividir a responsabilidade da comunicação, no meu entender gravíssima e que merece atenção, principalmente quando é dada a um homem de fé? Recomendo a todos que procurem exemplos nos médiuns de mais experiência e façam uma triagem inteligente na comunicação, para não dizerem bobagens em nome de entidades maravilhosas, principalmente quando resolvem falar do futuro. Essa triagem pode ser feita, a não ser que o médium seja sonambúlico.

Salve Ogum, Salve Oxossi,

salve todos os orixás...

Lenda de Oxum

Em um belo dia, Sàngó que passava pelas propriedades de Èsù, avistou aquela linda donzela que penteava seus lindos cabelos a margem de um rio e de pronto agrado, foi declarar sua grande admiração para com Òsùn. Foi-se a tal ponto que Sàngó, viu-se completamente apaixonado por aquela linda mulher, e perguntou se não gostaria de morar em sua companhia

  em seu lindo castelo na cidade de Oyó .

Òsùn rejeitou o convite, pois lhe fazia muito bem a companhia de Èsù.

Sàngó então irado e contradito, sequestrou Òsùn e levou-a em sua companhia, aprisionando-a na masmorra de seu castelo.


Èsù, logo de imediato sentiu a falta de sua companheira e saiu a procurar, por todas as regiões, pelos quatro cantos do mundo sua doce pupila de anos de convivência. Chegando nas terras de Sàngó, Èsù foi surpreendido por um canto triste e melancólico que vinha da direção do palácio do Rei de Oyó, da mais alta torre.

Lá estava Òsùn, triste e a chorar por sua prisão e permanencia na cidade do Rei.

Èsù, esperto e matreiro, procurou a ajuda de Òrùnmílá, que de pronto agrado lhe sedeu uma poção de transformação para Òsùn desvencilhar-se dos dominíos de Sàngó.

Èsù, atravez da magia pode fazer chegar as mãos de sua companheira a tal poção.

Òsùn tomou de um só gole a poção mágica e transformou-se em uma linda pomba dourada, que voôu e pode então retornar a casa de Esù.



Lendas do Orixá Omulu / Obaluaê

Era um guerreiro terrível que, seguido de suas tropas, percorria o céu e os quatro cantos do mundo.

Ele massacrava sem piedade aqueles que se opunham à sua passagem.

Seus inimigos saíam dos combates mutilados ou morriam de peste. Assim, chegou Xapanã em território Mahí, no Daomé.

A terra dos Mahis abrangia as cidades de Savalú e Dassa Zumê.

Quando souberam da chegada iminente de Xapanã, os habitantes desta região, apavorados, consultaram um adivinho. E assim ele falou:

“Ah! O Grande Guerreiro chegou de Empê! Aquele que se tornará o senhor do país! Aquele que tornará esta terra rica e próspera, chegou! Se o povo não o aceitar, ele o destruirá! É necessário que supliquem a Xapanã que os poupe.

Façam-lhe muitas oferendas; todas as que ele goste: inhame pilado, feijão, farinha de milho, azeite de dendê, picadinho de carne de bode e muita, muita pipoca! Será necessário também que todos se prosternem diante dele, que o respeitem e o sirvam.

Logo que o povo o reconheça como pai, Xapanã não o combaterá, mas protegerá a todos!”

Quando Xapanã chegou, conduziu seus ferozes guerreiros, os habitantes de Savalú e Dassa Zumê reverenciaram-no, encostando suas testas no chão, e saudaram-no: “Totô hum! Totô hum! Atotô! Atotô!” “Respeito e Submissão!” Xapanã aceitou os presentes e as homenagens, dizendo: “Está bem! Eu os pouparei! Durante minhas viagens, desde Empê, minha terra natal, sempre encontrei desconfiança e hostilidade. Construam para mim um palácio. É aqui que viverei a partir de agora!” Xapanã instalou-se assim entre os Mahis. O país prosperou e enriqueceu e o Grande Guerreiro não voltou mais a Empê, no território Tapá, também chamado Nupê.



Por prudência, é preferível chamá-lo Obaluaê, o “Rei, Senhor da Terra” ou Omulú, o “Filho do Senhor”. Quando Xapanã instalou-se entre os Mahis recebeu, em uma nova terra, o nome de Sapatá. Aí, também, era preferível chamá-lo Ainon, o “Senhor da Terra“, ou, então, Jeholú, o “Senhor das pérolas“.

O fato de ser chamado Jeholú e Ainon causou mal-entendidos entre Sapatá e os reis do Daomé, pois eles também usavam estes títulos. Enciumados, os Jeholú de Abomey expulsaram, várias vezes, Jeholú Ainon do Daomé e obrigaram-no a voltar momentaneamente, à terra dos Mahis. Jeholú Ainon vingou-se: vários reis daomeanos morreram de varíola! Atotô!


Obaluaiê era muito mulherengo e não obedecia a nenhum mandamento que fosse.

Numa data importante, Orunmilá advertiu-o que se abstivesse de sexo, o que ele não cumpriu. Naquele mesmo dia possuiu uma de suas mulheres.

Na manhã seguinte despertou com o corpo coberto de chagas.

Suas mulheres pediram a Orunmilá que intercedesse junto a Olodumare, mas este não perdoou Obaluaiê, que morreu em seguida.

Orunmilá usando o mel de Osun, despejou-o por sobre todo o palácio de Olodumare. Este, deliciado, perguntou a Orunmilá quem havia despejado em sua casa tal iguaria. Orunmilá disse-lhe que havia sido uma mulher.

Todas as divindades femininas foram chamadas, mas faltava Osun, que confirmou ao chegar que era seu aquele mel. Olodumare pediu-lhe mais, ao que Osun lhe fez uma proposta. Osun daria a ele todo o mel que quisesse, desde que ressuscitasse Obaluaiê.

Olodumare aceitou a condição de Osun, e Obaluaiê saiu da terra vivo e são.



Chegando de viagem à aldeia onde nascera, Omulu viu que estava acontecendo uma festa com a presença de todos os Orisás. Omulu não podia entrar na festa, devido à sua medonha aparência.

Então ficou espreitando pelas frestas do terreiro.

Ogum, ao perceber a angústia do Orisá, cobriu-o com uma roupa de palha, com um capuz que ocultava seu rosto doente, e convidou-o a entrar e aproveitar a alegria dos festejos.

Apesar de envergonhado, Omulu entrou, mas ninguém se aproximava dele. Iansã tudo acompanhava com o rabo do olho.

Ela compreendia a triste situação de Omulu e dele se compadecia. Iansã esperou que ele estivesse bem no centro do barracão. O xirê estava animado.

Os Orisás dançavam alegremente com suas equedes. Iansã chegou então bem perto dele e soprou suas roupas de palha, levantou-lhe as palhas que cobriam sua pestilência.

Nesse momento de encanto e ventania, as feridas de Omulu pularam para o alto, transformadas numa chuva de pipocas, que se espalharam brancas pelo barracão. Omulu, o deus das doenças, transformara-se num jovem, num jovem belo e encantador.

Omulu e Iansã Igbalé tornaram-se grandes amigos e reinaram juntos sobre o mundo dos espíritos dos mortos, partilhando o poder único de abrir e interromper as demandas dos mortos sobre os homens.


Orixá de transformação energética, de toda energia produzida de forma natural ou artificial, quer dizer, a energia natural é toda aquela emanada da natureza ou do nosso próprio pensamento e a artificial é a fabricada (oferendas).

Ele transforma tudo e descarrega para terra.

Orixá da transição para a vida astral.

Senhor dos segredos da vida e da morte. Mestre das Almas.

Se Exu é o grande manipulador das forças de magia, o Sr. Omulu é o Mestre.

Quando desencarnamos tem sempre um enviado de Omulu do nosso lado, por isso é que ele sempre diz que temos que resgatar a nossa dívida; temos que agir efetivamente para resgatarmos o nosso Karma.

Sincretismo: São Lázaro comemorado dia 17 de dezembro e São Roque comemorado no dia 16 de agosto.

Reino: calunga pequena (cemitério)

Cores: preta e branca em proporções iguais.

Elemento: terra.

OBS.: Obaluaê é um desdobramento de Omulu, vibrando em forma mais jovem. Não se trata de outro Orixá, mas sim de um desdobramento.



Os Médiuns são Parceiros

umbandapaijoaodeangola.com.br/os-médiuns-são-parceiros.php

Os Médiuns são Parceiros Fernando M. Guimarães O problema da religiosidade é que as divindades comunicam-se com a terra somente através de seus defeituosos representantes, no caso os padres, pastores, esotéricos, espiritualistas, kardecistas e os médiuns umbandistas. Bom seria se não fosse assim. Mas não o é ...

Maria Padilha.

centropaijoaodeangola.com/maria-padilha.php

Mulheres que trabalham com esta entidade são geralmente belas bonitas atraentes e sensuais são dominadoras. e de personalidade muito forte sabem amar como ninguém mas com a mesma facilidade sabem odiar seus. parceiros amorosos. Maria Padilha é protetora das prostitutas gosta do luxo e do sexo adora a lua ...

Maria Padilha

umbandapaijoaodeangola.com.br/maria-padilha.php

parceiros amorosos. Maria Padilha é protetora das prostitutas gosta do luxo e do sexo adora a lua mas odeia o sol suas roupas são geralmente vermelhas e .... A maioria dos médiuns que trabalham com esta pombo gira diz que ela se “ estressa” com facilidade, pois não gosta quando não vê seriedade nos trabalhos , tanto ...

Boiadeiros na umbanda

centropaijoaodeangola.com/boiadeiros-na-umbanda.php

Mas também são regidos por Iansã, tendo recebido da mesma a autoridade de conduzir os eguns da mesma forma que conduziam sua boiada quando encarnados. Levam cada um (espírito) para seu destino, e trazem os que se desgarram (obsessores, quiumbas, etc.) de volta ao caminho do bem. Relação Médium-Guia ...

Características dos filhos de Oxumaré

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-oxumaré.php

Geralmente são pessoas muito livres, não suportam serem controladas e não sentem o menor ciúme do parceiro. Já os homens filhos do Oxumaré são fascinantes, aqueles que todos cobiçam em uma festa, mas são difíceis de conquistar. Sabem que marcam presença, discutem sobre qualquer assunto muito bem.

Como acontece a Gira

centropaijoaodeangola.com/como-acontece-a-gira.php

Pai Pequeno e Mãe Pequena São os futuros Babalorixá e Ialorixá. São a segunda pessoa dentro de um Terreiro de Umbanda. Têm como função auxiliar o Babalorixá e a Ialorixá em todos os trabalhos. Outras funções específicas variarão de terreiro para terreiro. Médiuns de Trabalho São os médiuns que dão consulta, ...

Caridade no lar

centropaijoaodeangola.com/caridade-no-lar.php

E esse EQUILÍBRIO precisa estar evidente no caminho de um Pai de santo/Mãe de santo, DIRIGENTE, MÉDIUM COMUM, CAMBONO, ATABAQUEIROS ... “Não são poucas as ocasiões em que recebo clientes no meu consultório, homens e mulheres que há anos não conversam com parceiros com quem vivem sob o ...

O retorno de um médium á casa de onde saiu

centropaijoaodeangola.com/o-retorno-de-um-médium-á-casa-de-onde-saiu. php

O retorno de um médium á casa de onde saiu. Todos os seres humanos sem excepção, são donos de seu livre arbitrio, donos de escolher seus próprios caminhos, donos de escolher o rumo a tomar pelas encruzilhadas da vida. É um direito outorgado pelo Criador e que a todos abrange. Esse direito não deve nunca ser ...

Pomba gira Rosa Caveira

www.centropaijoaodeangola.com/pomba-gira-rosa-caveira.php

ROSA CAVEIRA Pomba gira rosa caveira é uma pomba gira que trabalha com seus parceiros de calunga em busca da evolução dos seres humanos e deles próprios. ... pessoa injustiçada, não gosta de teimosia, e seus recados são diretos e muitas vezes fortes , vem na falange de tatá caveira , falange maravilhosa e firme .

Centro Pai João de Angola,localizado em Maringá Paraná.

centropaijoaodeangola.com/mensagens-em-slaides.php

OBRIGAÇÕES NA UMBANDA · Obrigado, vovô · Oração do umbandista · Orixá de Cabeça · Os Caboclos na Lição de Pai João · Os médiuns são Parceiros · Os Orixás se Manifestam em Nós e Através de Nós! Os perigos e conseqüências da mediunidade mal orientada. Página inicial textos de Umbanda. Clique aqui.

Os Filhos de Omolu

umbandapaijoaodeangola.com.br/os-filhos-de-omolu.php

Os Filhos de Omolu Características dos filhos de Obaluaiê/Omolú Os filhos de Omolú são pessoas extremamente pessimistas e teimosas que adoram exibir os seus ... é raro apaixonarem-se por pessoas extrovertidas e sensuais, que ocupam naturalmente o centro do palco, reservando ao parceiro um papel mais discreto.

O médium paciente

centropaijoaodeangola.com/o-médium-paciente.php

umbandapaijoaodeangola.com.br/os-médiuns-são-parceiros.php. Ele fala da incorporação: “o espírito é uma energia e o médium é outra. ... Vamos admitir a hipótese do paciente que ao abandonar os remédios alopatas, tenha ... Umbanda conceito básico. centropaijoaodeangola.com/conceito-básico.php. Mas se a sua ...

Quem é Iansã?

centropaijoaodeangola.com/quem-é-iansã.php

A paixão é a mola que impulsiona os filhos de Iansã, vão exigir de seus parceiros uma reputação e comportamento impecáveis, são extremamente fiéis e considera a fidelidade um assunto muito sério. Há filhos de Iansã que ... Pode ser excelente médium, extremamente mística será atraída por religiões afins. A viuvez, as ...

Oferendas de xangô

centropaijoaodeangola.com/oferendas-de-xangô.php

São essas as características que os filhos de Xangô exigem dos parceiros. Ousados e cheios de iniciativa, quando se apaixonam, fazem o impossível para conquistar o ser amado. São diretos, sem rodeios, vão logo ao que interessa. Atrevidísssimos, não descansam enquanto não conseguem o que querem. E adoram ...

Pai Guiné

centropaijoaodeangola.com/pai-guiné.php

Aos que são Pai, esse Nego deixa o amor de nosso Grande Pai, Sr. Jesus Cristo, aquele que, um dia, fez entender o que é o Amor verdadeiro, o que é o respeito e o que é uma famía ... Mensagem de Pai Guiné aos Papais - Pelo Médium Danilo Lopes Guedes CONVERSANDO COM DEUS Você conversa com Deus?

Pontos e Videos de defumação

centropaijoaodeangola.com/pontos-e-videos-de-defumação.php

Cruzamento com Pemba O Cruzamento com Pemba, é um ritual utilizado na Umbanda, para melhor proteção dos médiuns, que já contam com uma incorporação definida, e que por esta ... O Físico e o Temperamento Os filhos de Iansã são como ela: livres e independentes, não dão nenhuma importância a opinião alheia .

Pai João de Angola

centropaijoaodeangola.com/altar-virtual-maria-padilha.php

Mulheres que trabalham com esta entidade são geralmente belas bonitas atraentes e sensuais são dominadoras e de personalidade muito forte sabem amar como ninguém mas com a mesma facilidade sabem odiar seus parceiros amorosos. Maria Padilha é protetora das prostitutas gosta do luxo e do sexo adora a lua ...

Atuação dos preto-velhos

www.centropaijoaodeangola.com/atuação-dos-preto-velhos.php

Preto Velho São muitas as lembranças da minha encarnação como escravo em uma fazenda de café no interior paulista. O som da chibata, ... Mesmo dentro da umbanda onde encontra-se um médium incorporado com entidade espiritual( outro espírito), existe neste processo a doação e a recepção de fluidos. O passe  ...

Características dos filhos de Yansã

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-yansã.php

Características dos filhos de Yansã Os filhos de Iansã são pessoas que chamam a atenção por sua postura física alongada e imponente. Alegres, fortes e muito carismáticos, atraem as ... Sabe-se que foi parceiro de Iansã, mas o controvertido relacionamento com Oxóssi, ... Características dos filhos de Ossaim Os filhos de  ...

Características dos Filhos de Orixás

centropaijoaodeangola.com/caracteristicas-dos-filhos.php

Compartilham com Exu o gosto pelas festas e conversas que não acabam e gostam de brigas. Se não fizerem a sua própria briga, compram a de seus camaradas. Sexualmente os filhos de Ogum são muito potentes; trocam constantemente de parceiros, pois possuem dificuldade de se fixar a pessoa ou lugar. São do tipo ...

O Médico dos Médicos

centropaijoaodeangola.com/o-médico-dos-médicos.php

Os Médiuns são Parceiros. umbandapaijoaodeangola.com.br/os-médiuns-são- parceiros.php. Tolo é aquele que não aproveita a experiência dos mais velhos; esperto é ... o não uso dos remédios receitados pelos médicos, mencionando ter evidenciado tal ... com recomendação e sob supervisão constante do médico, ...

Características dos filhos de Oxalá

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-oxalá.php

Os filhos de Oxalá são pessoas literalmente tranquilas, literalmente equilibradas. O psicológico dos filhos de Oxalá é que são pessoas calmas e reinantes, mas devemos observar que pelo menos no Brasil, Oxalá está subdividido em Oxaguian, que é o Oxalá novo e Oxalufan que é o Oxalá velho e as características de um ...

Anjos da guarda

centropaijoaodeangola.com/anjo-da-quarda.php

E para os médiuns? anjo049 Com toda a certeza, para os médiuns, os anjos da guarda são tão importantes quanto os próprios Orixás e Entidades. Quando o médium vai incorporar, para que o Orixá/Entidade se aproxime, o anjo de guarda permite a passagem para ocorrer a incorporação. Quando o Orixá/Entidade está  ...

pomba gira Maria Padilha.

www.centropaijoaodeangola.com/pomba-gira-maria-padilha.php

Mulheres que trabalham com esta entidade são geralmente belas bonitas atraentes e sensuais são dominadoras e de personalidade muito forte sabem amar como ninguém mas com a mesma facilidade sabem odiar seus parceiros amorosos. Maria Padilha é protetora das prostitutas gosta do luxo e do sexo adora a lua ...

Intolerância Religiosa

centropaijoaodeangola.com/intolerância-religiosa.php

Pai Chico Preto relatou que tinha planos de abrir um Templo de Umbanda na cidade de Cuiabá/MT e inclusive já havia encontrado o médium que iria fazer o trabalho de ... Seus préstimos são valiosas contribuições no campo do bem-estar pessoal e social, saúde, equilíbrio físico, mental e espiritual, e tem seu alicerce em ...

exu

centropaijoaodeangola.com/exu.php

Além da grande afinidade entre as duas figuras míticas (que são irmãos de acordo com as lendas), Ogum é o responsável pelo desbravamento, pelo desmatar e o ... O Arquétipo dos seus filhos Embora muitas pessoas tragam em seus oris a energia do Orixá Exú, dificilmente é sabido do médium que ele é filho do Grande ...

Textos de Umbanda

umbandapaijoaodeangola.com.br/textos-de-umbanda.php

Os médiuns são parceiros · Os orixás se manifestam em nós. Os perigos e as consequências da mediunidade mal dirigida · Os procedimentos na Umbanda · Outras Religiões Afro Brasileiras · Palestra do exu Pinga fogo · Passagem · Pras leis das causas e efeitos não há perdão · Preconceito Religioso e ser Umbandista.

páginas em Atualização

umbandapaijoaodeangola.com.br/página-em-atualização.php

Oração do umbandista · Orixá de Cabeça · Os Caboclos na Lição de Pai João · Os médiuns são Parceiros · Os Orixás se Manifestam em Nós e Através de Nós! Os perigos e conseqüências da mediunidade mal orientada. Digite na caixa de pesquisa abaixo o que deseja encontrar no Site. Agradecemos sua visita Volte ...

Exus e Pomba-giras

centropaijoaodeangola.com/exus-e-pombas-giras.php

Dentre várias, duas das principais funções dos Exus são: a abertura dos caminhos e a proteção de terreiros e médiuns contra espíritos perturbadores durante a gira ou obrigações. Desta forma estes espíritos não trabalham somente durante a “gira de Exus” dando consultas, onde resolvem problemas de emprego, pessoal ...

Hierarquia dentro dos Terreiros de Umbanda

centropaijoaodeangola.com/hierarquia-na-umbanda.php

Pai Pequeno e Mãe Pequena São os futuros Babalorixá e Ialorixá. São a segunda pessoa dentro de um Terreiro de Umbanda. Têm como função auxiliar o Babalorixá e a Ialorixá em todos os trabalhos. Outras funções específicas variam de terreiro para terreiro. Médiuns de Trabalho São os médiuns que dão consulta, ...

Ciganos na Umbanda

centropaijoaodeangola.com/ciganos-na-umbanda.php

Ciganos na Umbanda, são espíritos desencarnados homens e mulheres que pertenceram ao povo cigano. Os ciganos em geral, tem seus rituais especificos e cultuam muito a natureza, os astros e ancestrais. A santa protetora do povo cigano é "Santa Sara Cali". Dentro da Umbanda, trabalham para o progresso financeiro ...

CORRENTE MEDIÚNICA

centropaijoaodeangola.com/corrente-mediunica.php

A missão de ser médium é árdua e espinhosa, é difícil, é o caminho das tentações. Médiuns são aqueles espíritos que receberam antes da presente encarnação, determinados ajustes no Organismo Astral e, nas suas concepções morais, que possibilitem ceder a sua constituição física à comunicação mediúnica, ...

Características dos filhos de Ossain

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-ossain.php

Sabe-se que foi parceiro de Iansã, mas o controvertido relacionamento com Oxóssi, que ninguém pode afirmar se foi ou não amoroso, é o mais comentado. ... Características dos filhos de Ossaim Os filhos de Ossaim são pessoas extremamente equilibradas e cautelosas, que não permitem que as suas simpatias ou ...

Recomeçar de novo

centropaijoaodeangola.com/recomeçar-de-novo.php

Tem predileção - igual ao seu principal marido, Rei das 7 Liras (Lúcifer) - pelas navalhas e armas brancas em geral, especialmente aquelas que são afiadas e pequenas, onde se deve ter muita agilidade para não ser cortado. Como toda pomba gira, possui numerosos amantes ou parceiros, com os quais pode " trabalhar", ...

Cabocla jurema

centropaijoaodeangola.com/cabocla-jurema.php

Ela teve mais duas irmãs chamadas: Jupira e Jandira, que da mesma forma que a Cabocla Jurema, são poderosas Entidades de Luz, e tem seus trabalhos dentro da Umbanda muito bem vistos e ... sequer imaginadas pelos consulentes, e mesmo por muitos médiuns, estando longe de serem apenas para alegrar

Ossain

centropaijoaodeangola.com/ossãim.php

As áreas consagradas a Ossâim não são os jardins cultuados de maneira tradicional, mas sim os recantos, onde só os sacerdotes podem entrar, nos quais as plantas crescem de maneira selvagem, quase sem controle. Orixá de grande significação, pois todos os rituais importantes utilizam o “sangue-escuro” que vem dos ...

Pomba Gira dama da Noite

www.centropaijoaodeangola.com/pomba-gira-dama-da-noite.php

Em sua denominação simbólica, são conhecidas apenas por Pomba Gira Dama da Noite, não havendo a complementação, como por exemplo, Pomba Gira . ... ROSA CAVEIRA Pomba gira rosa caveira é uma pomba gira que trabalha com seus parceiros de calunga em busca da evolução dos seres humanos e deles .

Pomba Gira maria mulambo

www.centropaijoaodeangola.com/pomba-gira-maria-mulambo.php

Erroneamente diziam que não era uma entidade presente em médiuns masculinos, sendo isto um fato falso.Pois , na maioria das vezes os filhos que recebem essa entidade são masculinos, por ser uma pomba gira ao contrário das outras mais discreta, densa e obscura ainda sim sendo doce e gentil e bem humoradas, ...

Médium e guia

centropaijoaodeangola.com/médium-e-guia.php

Não é exigido ao médium que faça adivinhações para provar o valor do seu desempenho. Deve saber ouvir, que já é, em si, um ato de caridade, mas deve tomar cuidado com o que diz, pois algumas informações captadas são apenas diretrizes para o trabalho a ser realizado em conjunto com o Guia. Alguns dados se ...

Quimbanda

centropaijoaodeangola.com/quimbanda.php

Os exus e pombas-gira são chamados a trabalhar nos descarregos das quizilas dos médiuns são entidades intermediarias como seres elementares no terceiro ... ROSA CAVEIRA Pomba gira rosa caveira é uma pomba gira que trabalha com seus parceiros de calunga em busca da evolução dos seres humanos e deles .




Digite na caixa de pesquisa abaixo o que deseja encontrar no Site.
Agradecemos sua visita Volte sempre....

copyright© 2009-2017

Site desenvolvido por Centro Pai João de Angola- Todos os direitos Reservados.

Traduzir Esta Página

Endereço

Av. Dona Sofhia Rasgulaeff  177.
Jardim Alvorada/ Maringá /Paraná
Telefone:
(44) 3034-5827 (44) 99956-8463
Consultas Somente com Hora Marcada.
Atendimento: de Segunda a sexta-feira
Das 09:00 as 19:00 horas.
Não damos consultas:

 via whatsapp ou via E-mail.



Mapa google


Os textos apresentados na sua maioria foram retirados , da internet. Esse é um espaço onde colocamos diversos pensamentos e o nosso principal objetivo é a divulgação da nossa Umbanda. Quando algum texto for de autoria do Centro Pai João de angola, o responsável será indicado; da mesma forma que fazemos com outros autores que não têm vínculos com a nossa casa... Comunicado Importante: Este é um Site totalmente gratuito, sem fim comercial ou lucrativo. Algumas imagens e informações provêm de outros sites na internet. Caso você seja o detentor do Copyright de qualquer uma delas, e deseje que ela seja retirada, por favor, é só nos mandar uma mensagem citando o nome e a localização para sua remoção imediata. Não temos o objetivo de nos apropriar de informações alheias tomando-as como nossa, pelo contrário, sempre que possível, colocaremos o nome do autor abaixo do título para deixar bem claro que a intenção é de divulgar a Umbanda através de textos bem elaborados e esclarecedores. Saiba que o Centro Pai João de Angola está isento de qualquer responsabilidade.


Cajueiro Bento Aonde Nasceu Jesus.mp3

Salve a corrente Sagrada dos Preto-velhos, mestres divinos da linha das almas

  • Ao mestre com carinho
  • Ogum
  • Oxum
  • Yansã
  • oracões
  • Xangô
  • Yemanjá
  • Oxossi
  • Oxalá
  • Oxumarê
  • Preto-velhos
  • Caboclos
  • Boaideiros na Umbanda
  • Baianos na Umbanda
  • Marinheiros
  • Pomba Gira
  • Maria Padilha
  • Oração de exu
  • Banhos de descarregos
  • pontos-riscados-Exu
  • História de Rei Congo
  • Pontos Cantados Orixás
  • Pontos cantados Diversos
  • Maria Redonda
  • Sitemap
  • Mensagem de Zé Pilintra
  • Pai José da Guiné
  • Exu Capa Preta
  • Exu das Sete Encruzilhadas
  • Exu morcego
  • Exu Meia Noite
  • Mensagem de Pai joão de Angola
  • Conselhos de Pai joao de Angola
  • pai-joao
  • Oração a Pai joão de Angola
  • Atribuição dos Preto-velhos
  • CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA
  • Histórias de Vovó Luiza
  • Quem Somos
  • Linha de Caboclos
  • Livro de Visitas 1
  • Ogum Rompe Mato
  • Ogum Yara
  • Altar Virtual dos Orixás
  • Altar Virtual
  • Descubra seu Orixá
  • Altar Virtual de Exu
  • Altar virtual de Ogum
  • Altar virtual de Oxum
  • Altar virtual dos Preto-velhos
  • Altar de Nossa Senhora
  • Ogum vencedor de Demanda
  • Fundamentos
  • OS TRABALHOS DESENVOLVIDOS
  • Cartão de Visitas
  • livro-de-visitas-2
  • Orações 2
  • Os dez maiores erros cometidos por médiuns umbandi
  • A Saída dos Orixás
  • A História de vovô Benedito
  • Oferendas de Oxum
  • Textos de Umbanda
  • Oferenda de Xangô
  • Oferendas de Ogum
  • Oferenda de oxossi
  • a-mediunidade-os-orixás-e-os-caboclos
  • orações diversas
  • Oração ao Pai João de Angola
  • oração a escrava anastacia
  • ORAÇÃO A PAI BENEDITO DE ARUANDA
  • Oração a Maria Bueno
  • Oração a Tia Maria de Minas
  • Oração ao caboclo 7 flexas
  • Oração ao caboclo boiadeiro
  • Oração ao seu Zé Pilintra
  • Oração a são cosme e damião
  • Oração para fechamento de corpo
  • Oração a cabocla Jurema da praia
  • Oração ao Divino Espirito Santo
  • ORAÇÃO AOS PRETOS VELHOS – I
  • oração a Oxalá
  • Prece à tia Rita da Bahia
  • Oração dos Preto velhos-4
  • Oração dos Preto velhos 3
  • Oração dos preto velhos 2
  • Oração do Perdão
  • Para teu Lar
  • Prece de Caritas
  • Orações a Yemanjá
  • orações a Oxossi
  • Prece a xangô
  • Orações a santa Barbara
  • Orações a Yansã
  • Oração da Pomba-gira
  • Oração de São jorge
  • Oração a Oxum
  • Oração para cura de traumas emocionais e decepções
  • Oração para começar o dia
  • ORAÇÃO FORTE E PODEROSA CONTRA INIMIGOS E INVEJA
  • Pai Nosso Umbandista
  • Creio em Deus Pai na Umbanda
  • Oração aos Orixás
  • Oração ao anjo da guarda
  • Pedido de Proteção
  • Oração poderosa de Pai joão
  • Oração à Nossa Senhora da Cabeça
  • Oração a Bezerra de Menezes
  • Oração ao Poderoso Santo Expedito
  • Oração à São José Operário
  • Oração a São Miguel Arcanjo
  • Oração para abrir caminhos
  • Oração ao sete Encruzilhada
  • Abertura dos trabalho 2
  • Prece de Abertura dos trabalhos
  • Prece ao Caboclo Sete Estrelas
  • Oração ao Caboclo Ventania
  • Caboclo 7 Pedreiras
  • PRECE A POMBA-GIRA
  • oração a tranca rua das almas
  • Prece ao Pai João da Mata
  • Oração ao Caboclo
  • Oração a Boiadeiro
  • Oração as sete linhas
  • ORAÇÃO DO PAI JOSÉ DE ARUANDA
  • Oração ao Pai Joaquim
  • Oração do baiano Corisco
  • BENZEDURA CONTRA O MAU-OLHADO INVEJA E QUEBRANTO
  • ORAÇÃO PARA BÊNÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO OU LAR
  • ORAÇÃO PARA PEDIR FÉ
  • Oração aos Pretos Velhos e Pretas Velhas
  • Oração a Santa Sara Kali
  • Os Filhos de Omolu
  • Ebó para Yansã
  • Comida de Xangô
  • Lendas de Iansã com Ogum
  • Pontos cantados de Pomba-gira em Videos
  • ORIXÁS EXÚ E OGUM
  • Sem Exu não se Faz nada
  • OS FILHOS DE EXÚ
  • Pontos Cantados de Oxala Videos
  • Pontos Cantados de Ogum Videos
  • Pontos Cantados de Oxum Videos
  • Pontos Cantados de Yemanjá Videos
  • Pontos Cantados de Oxossi Videos
  • Galeria de Videos
  • Pontos Cantados de Xangô videos
  • Pontos Cantados de Yansã videos
  • PORQUE OS EXUS RIEM
  • Videos de Preto velhos
  • Cigano Pablo
  • Cigana esmeralda
  • Mensagem de Ogum
  • Ogum Beira Mar
  • Altar na Umbanda
  • A tristeza dos Orixás
  • Amor palavra de ordem na gira
  • AS FALANGES DE TRABALHO NA UMBANDA
  • ASSISTÊNCIA
  • exu não e fofoqueiro
  • ATITUDE INTERIOR
  • BANDEIRA BRANCA DE OXALÁ
  • Cantos e Palmas num Terreiro
  • Como acontece a Gira
  • conduta moral
  • CONDUTA NO TERREIRO DE UMBANDA
  • Conflitos
  • Conflitos Familiares
  • Como ler escutar ou observar e saber se aquilo é
  • Cores e a Umbanda
  • Cumprimentos e Posturas
  • De Olhos Fechados
  • Deus não te Fez para sofrer
  • Deus salve a Umbanda
  • Página em Atualização
  • EGUNS E QUIÚMBAS
  • ELEMENTOS DO TERREIRO DA UMBANDA
  • ENTENDENDO A INVEJA
  • ESPIRITUALIDADE E CONSCIÊNCIA
  • EXPRESSÕES USADAS NA UMBANDA
  • EXU NÃO É DIABO
  • falta de doutrina e de complemetimento
  • Faz caridade fio
  • Os perigos e conseqüências da mediunidade mal orie
  • O DIA DE FINADOS NA UMBANDA
  • Fazer o bem sem ver a quem
  • Os Médiuns são Parceiros
  • Fumos e Bebidas
  • Fundamentação Doutrinária
  • GUIAS E COLARES
  • Hierarquia na Casa de Umbanda
  • Humildade
  • Jogaram uma carga pesada pra cima de mim
  • O maior inimigo da Umbanda
  • Mediunidade na Umbanda
  • Mediunidade um passo de cada vez
  • Mensagem do Caboclo Sete Flechas
  • MIRONGA DE PRETO VELHO
  • Não abandone seu posto de serviço
  • Normas dos Terreiros
  • Nossos Umbigos
  • Linha de Esquerda Exu e ´Pomba-Gira
  • O pequeno universo do umbandista
  • O Perdão Não tem Contra-indicação
  • O Templo Que Vos Acolhe
  • obrigações na umbanda
  • OBRIGADO VOVÔ
  • ORAÇÃO DO UMBANDISTA
  • Orixá de Cabeça
  • Os Caboclos na Lição de Pai João
  • Os Orixás se Manifestam em Nós e Através de Nós
  • Oração de Ogum Xoroquê
  • .

    As Pombas-Giras

    centropaijoaodeangola.com/as-pombas-giras.php

    Salve as Pombas-giras Pomba Gira são as entidades mais polêmicas que conheci em todos os meus anos de estudo e trabalho. Existe muita ... ROSA CAVEIRA Pomba gira rosa caveira é uma pomba gira que trabalha com seus parceiros de calunga em busca da evolução dos seres humanos e deles ... Pomba gira ...

    Curiosidades

    centropaijoaodeangola.com/curiosidades.php

    É uma forma de garantir a segurança do médium para que não acumule e leve determinadas energias consigo. Em alguns terreiros é permitido usar calçados ( mas calçados que são usados APENAS dentro do terreiro). Cabe ressaltar, que a origem desse costume, nos cultos de origem afro-brasileira, é outra; os "pés ...

    Assuntos Diversos

    centropaijoaodeangola.com/assuntos-diversos.php

    Assuntos Diversos Click no link abaixo da foto para abrir a página desejada. Banho de Descarrego. Descubra seu Orixá Curiosidades sobre a umbanda Atabaques o Uso das Velas Livro de Visitas 1 Livro de Visitas 2 Altar Virtual de Nossa Senhora Altar de Exu Altar dos Orixas Altar dos Preto velhos Altar de Ogum Altar ...

    Aos Médiuns da Corrente

    centropaijoaodeangola.com/aos-médiuns-da-corrente.php

    A Umbanda prepara seus praticantes para serem homens de bem, seres humanos de respeito, honradez e honestidade. A Umbanda ensina a todos que a procuram a humildade, a caridade e o amor ao próximo. A prática dos rituais umbandistas são preparativos para a vida. Não há um só médium de Umbanda que não ...

    Oferenda de yemanjá

    centropaijoaodeangola.com/oferenda-de-iemanjá.php

    Oferendas para Iemanjá. Locais apropriados, materiais empregados, dias e horas: Iemanjá é o Orixá feminino da Umbanda a que pertencem os dias de segunda-feira. É o Orixá da calunga grande, isto é, o mar. Este, portanto, é o local em que Iemanjá atua ou, mais precisamente, é o seu “habitat”, digamos assim.

    Lições de Sabedoria

    centropaijoaodeangola.com/lições-de-sabedoria.php

    Lições de Sabedoria. Certa vez eu estava incorporado com um preto-velho que, naquele momento, prestava consulta a um jovem casal. Conversa vai e conversa vem quando ele determinou que a companheira do jovem à frente dele passasse por um determinado tratamento espiritual a fim de resolver os problemas que ...

    Orixá Tempo

    www.centropaijoaodeangola.com/orixá-tempo.php

    Em geral na frente das grandes casas de candomblé, principalmente em Salvador, existe uma grande árvore com raízes que saem do chão, e são envoltas com ... Os médiuns devem fazer de tempo em tempo uma oferenda ritual a um Orixá no seu ponto de forças da natureza e após ter sido entregue, deve fazer outras .

    Povo das Ruas

    centropaijoaodeangola.com/povo-da-rua.php

    O povo da Rua Exus de acordo com a crença religiosa, são espíritos de diversos níveis de luz que incorporam nos médiuns. Quando incorporam, se caracterizam alguns com capas, cartolas, bengalas (masculinos), e saias rodadas, brincos, pulseiras, perfumes, rosas (femininos, também chamados de Pombo-giras).

    Ser médium

    centropaijoaodeangola.com/ser-médium.php

    são eles que atuam por nosso intermédio e ajudam as pessoas e portanto não somos donos deste poder... e é muito comum se escutar por ai: meu guia fez isto, eu fiz aquilo, etc.... Resumindo: A humildade é a principal característica de um Bom Médium... Pratique a Caridade... Seja Honesto... Teremos que prestar contas ...

    Caboclos na Umbanda

    centropaijoaodeangola.com/caboclos-na-umbanda.php

    Por essas razões, na maior parte dos casos, os Caboclos são escolhidos por Oxalá para serem os Guias-Chefes dos médiuns, ou melhor, representar o Orixá de cabeça do médium Umbandista (em alguns casos os Pretos-Velhos assumem esse papel). Na Umbanda não existe demanda de um Caboclo para Caboclo, ...

    Como acontece a Gira

    umbandapaijoaodeangola.com.br/como-acontece-a-gira.php

    Como acontece a Gira A Gira, sessão espírita da Umbanda, começa com o medium líder, que é chamado Babá, Pai de Santo, Mestre entre outras ... As giras internas são fechadas para os que estão se iniciando na religião, desenvolvendo a mediunidade; as giras externas, abertas ao público, destinam- se à promoção de ...

    Pontos Cantados de Yansã Videos

    umbandapaijoaodeangola.com.br/pontos-cantados-de-yansã-videos.php

    É extremamente sensual, apaixona-se com freqüência e a multiplicidade de parceiros é uma constante na sua ação, raramente ao mesmo tempo, já que Iansã costuma ser íntegra em suas paixões; assim nada nela é medíocre, regular , discreto, suas zangas são terríveis, seus arrependimentos dramáticos, seus triunfos ...

    Características dos filhos de Ogum

    centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-ogum.php

    Características dos filhos de Ogum Não é difícil reconhecer um filho ou filha de Ogum. Geralmente, possuem um comportamento extremamente coerente, arrebatado e passional, onde as explosões, a obstinação e a teimosia logo avultam, assim como o prazer com os amigos e com o sexo oposto. São conquistadores ...

    Entendendo a inveja

    umbandapaijoaodeangola.com.br/entendendo-a-inveja.php

    umbandapaijoaodeangola.com.br/textos-de-umbanda.php. Os elementos do terreiro de Umbanda · Entendendo a inveja · Os médiuns são parceiros · Os orixás se manifestam em nós. Os perigos e as consequências da ... páginas em Atualização. umbandapaijoaodeangola.com.br/página-em-atualização.php. Entendendo ...

    DECEPÇÕES

    centropaijoaodeangola.com/decepções.php

    Enfim, só os nossos amores são capazes de nos ferir com a espada da decepção, pois os estranhos não têm esse trágico poder, já que seus atos não nos ... BANHOS DE INICIADOS Este tipo de banho deve ser utilizado nos centros e terreiros de Umbanda por seus aparelhos, médiuns, iniciantes ou não dentro da .

    Pai João de Angola

    https://centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-xangô.php

    Com forte dose de energia e auto-estima, os filhos de Xangô têm consciência de que são importantes e respeitáveis, portanto quando emitem sua opinião é para encerrar definitivamente o assunto. Sua postura é sempre nobre, com a dignidade de um rei. Sempre andam acompanhados de grandes comitivas; embora ...

    Mensagem de Exu Capa preta

    umbandapaijoaodeangola.com.br/exu-capa-preta.php

    Muitos dizem que é ligado a São Cipriano por seu famoso livro da capa preta e ao mesmo tempo ligado ao bode preto. ... Seus pertences costumam ser de cor preta, pois os médiuns vêem os espíritos desta falange assim vestidos, e usam em suas festas: capa, cartola, bengala, terno preto, calça preta, anéis com pedras ...

    Pai João de Angola

    centropaijoaodeangola.com/malandros--os-mensageiros-de-zé-pelintra.php

    São espíritos que por conta do preconceito racial, foram, em alguma encarnação , marginalizados pela sociedade, mas que lidaram com essa adversidade sem ... sem perder a compostura e a elegância e já sair dançando e cantando, ensinam a jogar "o jogo da vida" e ser um bom parceiro de jogatina, ensinam a rir das ...

    Conduta moral

    centropaijoaodeangola.com/conduta-moral.php

    Conduta Moral, Espiritual e Física dos médiuns Umbandistas. ... 4 - Não julgar que seu protetor ou sua entidade é o mais forte, o mais sabido, muito mais "tudo" que o do seus irmão, médium também. ... Banhos de Descarga - São coisas sérias, requerendo atenção de quem os toma, bem como de quem os administra.

    Pontos Cantados mp3 Orixás

    centropaijoaodeangola.com/pontos-mp3-orixás.php

    Esses pontos abaixo são pontos de Exú. Esses Pontos foram aqui ... flores.mp3 .. . Pai João de Angola. centropaijoaodeangola.com/. conversa fluiu normalmente. uma das características marcantes do pai João é sua chegada ao terreiro. Onde se ouve em corro os médiuns puxarem seu ponto ... Pontos Cantados Diversos.

    Características dos Filhos de Ibejis

    centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-ibejis.php

    São tão barulhentos como os Erês, embora alguns são bem mais tranqüilos e comportados. No Candomblé, os Erês, tem normalmente nomes ligados ao dono da coroa do médium. Para os filhos de Obaluaiê, Pipocão, Formigão, para os de Oxossi, Pingo Verde, Folinha Verde, para os de Oxum, Rosinha, para os de ...