Centro Pai João de Angola

Salve Vovó Luiza!!! Adorei as Almas!!! Andei por muitos lugares, por muitas estradas de terra cheias de buracos, empoeiradas que com o calor do sol dificultava ainda mais o meu caminhar. Há muito tempo não chovia e essas estradas eram de terra socada, com pedrinhas que machucavam bastante os meus pés, pois eu já não tinha mais sapatos, eles estavam sem a sola de tanto que eu caminhei. A sede era imensa, a fome nem tanto pois o cansaço era maior e quando eu encontrava um tronco de uma árvore, eu parava e ali adormecia por horas, às vezes por dias. A fraqueza era tanta, a dor era tanta, a solidão era tanta, mas nada era maior do que a minha fé e a minha vontade de chegar em meu destino. Até que um dia, eu já havia contado 15 luas, eu avistei no finzinho uma casinha de barro bem humilde porém limpa e cheia de amor, e dentro dela havia um homem. Então eu parei e pedi um pouco de .

 água e contei que já estava perambulando há 15 luas e ainda não tinha conseguido chegar! Esse mesmo homem perguntou para onde eu estava indo, e eu respondi: - Para o meu destino! Bebi um pouco de água, ele me deu uma vasilha com mais água e fui embora a procura do que estava procurando. Ventava muito, a poeira de terra do chão seco me cobria, as vezes era até difícil de respirar, mas eu não deixei isso me atrapalhar. Depois de mais 13 luas eu avistei uma pequena mata bonita, só que dessa vez eu já não enxergava mais de uma vista, porque deu inflamação com a poeira de terra que entrava e eu acabei vendo tudo esfumaçado dessa vista. Cheguei até essa pequena mata e mesmo com apenas uma vista boa eu conseguir ver tanta beleza e conseguir sentir em meus braços uma brisa suave, era como se eu estivesse recebendo um abraço. Por ali fiquei mais algumas luas, aproveitei para descansar e me alimentar de algumas coisas que a pequena mata pode me oferecer. Então um dia recolhi alguns frutos, algumas folhas de ervas e continuei a caminhar, para encontrar o meu destino. Até que depois de muito caminhar, tive um enorme aprendizado com a infinita estrada de terra. Tive muita alegria por um irmão ter tirado a minha sede, tive muito conforto com a mata, pois ela cuidou do meu sono e me alimentou, depois disso tudo finalmente cheguei ao meu destino. Aprendi que sozinho não conseguimos aprender. Aprendi que sempre que precisamos tem alguém para nos amparar, basta pedir. Aprendi que quem quer e luta, consegue chegar em seu destino. Aprendi que cada lua que passava tinha alguém olhando por mim, era Ele o Pai Maior. Depois de muito caminhar, pisar em muitas pedrinhas, sentir dor, sentir frio, sentir calor, ter sede, eu não desisti, apenas vivi. Não chorei de tristeza e sim de alegria porque tive ajuda em todas essas luas que caminhei. O meu destino eu sei qual foi e eu o alcancei! Às vezes é preciso perder um calçado no meio da estrada da vida para sentir a terra, pisar na terra, que é para os pés ficarem fortes para nos deixar firmes para continuar a caminhar na infinita estrada. E o seu destino, qual será? Salve Omulu! Salve Santo Antônio! Salve São Francisco! Salve os Pretos Velhos! Vovó Luiza da Bahia

PRETOS-VELHOS
Preto Velho vem... vem de Aruanda... firma seu ponto com arruda e guiné... Em seu terreiro ele não pede o seu nome... em seu Congá ele não perde a sua Fé...

Saravá aos Pretos e Pretas Velhas ... Salve Vovós e Vovôs.
...Atrelado à comemoração da libertação dos escravos no Brasil, no mês de Maio a maioria dos terreiros de Umbanda saúda essa amada linha de trabalho que tanta Luz derrama em nossas vidas. Ao vê-los arqueados em suas manifestações, sempre simples e humildes mas

não por isso servientes, não vemos a grandiosidade de seu campo de atuação: que é vastíssimo enquanto Manifestação Divina. Formada por falanges inteiras de espíritos que de alguma forma estão ligados à Evolução pelos Sentidos, trazem em sua força de trabalho a palavra amiga, o consolo, a tranqüilidade característica dos que trabalham pela evolução da humanidade.

...Chamada de Linha das Almas por muitos, não deixa de ser verdade. Vemos muitos Vovôs e Vovós que respondem por nomes simbólicos de suas falanges ligadas ao Cruzeiro, por exemplo: Vovó Joana do Cruzeiro... Cruzeiro é um mistério ligado ao Trono da Evolução, Pai Obaluaiyê. Mas também ligado pelo símbolo da cruz ao Trono da Fé, Pai Oxalá... mas isso não impede que haja manifestação de entidades ligadas a outras irradiações. Há ainda dentro da Umbanda a resistência de alguns médiuns quando são intuídos pelos seus guias, quanto a seus nomes simbólicos de trabalho, senão com certeza teríamos muitos “Pai João da Terra”, ou “Pai Joaquim das Águas e porque não Vovó Catarina do Fogo Divino...”.

...Identificam-se pela sua origem africana como do Congo, de Angola, de Guiné, que dizem respeito a sua linha de trabalho e campo de atuação. Marcada pela presença do Negro na Umbanda, de forma nenhuma a religião poderia deixar de homenagear suas origens afro e também a raça que permitiu que muitos espíritos semeadores da nova religião pudessem encarnar no Brasil sem chamar muita atenção.

...A primeira manifestação relatada da Linha dos Pretos Velhos, é descrita na história de Pai Zélio de Moraes : no dia em que houve a manifestação do Sr. Caboclo das 7 Encruzilhadas, na casa que em seguida seria batizada de Nossa Sra. da Piedade, nesse mesmo dia houve a manifestação de Pai Antônio. O espírito do ex-escravo ali incorporado parecia sentir-se nada à vontade. Curvado, alquebrado, evitou ficar na mesa

...“-Nêgo num senta não, sinhô ... Nêgo fica aqui mermo... Isso é coisa de sinhô branco, i nêgo deve arrespeitá. Nêgo fica aqui nu toco, qui é o lugá di nêgo”

...Estava firmada ali, a presença do Preto Velho na Umbanda. E esse trejeito humilde, simples, honesto, sem pedir nada em troca, sempre em nome do Pai Criador, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, essa naturalidade cativa dia a dia os filhos de Umbanda e todos aqueles que procuram ajuda nos templos. E se em suas manifestações trazem plasmadas as formas de suas existências como escravos, saibam que essas falanges acolhem muitos e muitos espíritos afins com suas vibrações de Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Sabedoria e Vida, que não necessariamente foram escravos em suas existências anteriores.

...A naturalidade de um Preto Velho é indescritível. É algo que sentimos, e se de coração aberto estivermos para absorve-la como benção, então durará muito em nosso íntimo. Ao ver um Preto Velho em terra, pitando seu cachimbo, sentado em seu banquinho, não tenha vergonha, ajoelhe-se e peça sua benção. Com certeza ele está ali, em seu banquinho, baixinho perto do chão, para que segurando em nossas mãos clamem ao criador bênçãos de Paz, Saúde, Harmonia, Prosperidade e Fé, muita Fé!

...Saravá Senhores e Senhoras das Correntes de Pretos Velhos...
Axé...
Salve as Almas ...
Vossa Benção !!!
Parte do texto retirado do Livro: “ TEOLOGIA DE UMBANDA"Obra de Rubens Saraceni



Criticas a Umbanda
***Críticas a Umbanda***

Em uma noite ,num Templo Umbandista lá para as bandas do sul de Minas durante a gira de Pretos Velhos,um moço chamado André ,membro da corrente vai conversar com um dos Pretos Velhos incorporados.
_ Salve Meu Pai!!
_Saravá Zifio!!
_ Meu Pai, estou muito aborrecido.
_ I o que aflige sua camutuê(cabeça na língua africana cafre) zifio?
_ Tenho visto muita gente criticar a Umbanda meu Pai.Dizendo que nosso culto é
atrasado, cheio de erros.
_ Mas nóis num liga zifio.Carece nóis trabaiá ,ajudando os que precisa, pondo paz e Fé nos coração doente pela farta de Nosso Sinhô dentro deles.
_ Falam que os Guias são atrasados ,ignorantes e uma das provas é falarem errado,apresentarem trejeitos.
_ Mas nóis num liga zifio.
Carece nóis falá certo e não correto, a escola ensina qualquer um falá correto e inté bonito mas pra falá certo carece de ter amor no coração e caridade e intendê que quando tudo mundo morre, o que Nosso Sinhô pede num é os diplomas das escola mas o diploma da vida
.Nesse diploma quem tirou nota alta em tolerância,em caridade,em amor com o próximo,em honestidade, em não julgá, vai pra uma escola melhor;
Se tiro nota baixa tem de repetir de ano ou seja tem de voltar a nasce porque perdeu a oportunidade abençoada falando correto porem usando palavras erradas.
_Meu Pai.Vocês não ligam mas eu ligo.
_Zifio! Isso tudo que falam incomoda muito zuncê?
_Incomoda sim Pai!
_E zuncê fica querendo explicar que estão errados?
_ Fico Pai.Até discuto!
_IHH Zifio! Zuncê carece de te mais Fé e Amor em Nosso Sinhô.
_Ué Pai! Eles que atacam e eu que preciso de ter Fé e Amor em Deus???????
_É sim zifio! Zuncê preocupa em mostra sua Fé mais pros outros que pra Nosso Sinhô.
Se sua Fé e Amor na Umbanda que é a casa de Nosso Sinhô fosse grande, zuncê trocaria o aborrecimento pela oração por esses que ainda num sabem o quanto é ruim julgá ;Zuncê trocaria o incomodo pela alegria de sabe que Nosso Sinhô olha os coração das pessoas e cuidava de manter o seu coração livre dos sentimentos ruim, inda mais aqui dentro; Zuncê trocaria a discussão pelo silêncio porque mudar eles zuncê num muda porque virtudes num vem de fora pra dentro e alem de tudo acontece duas coisas ruim com Zuncê:
Uma é que Zuncê mostra que num aprendeu nada aqui como deve aprendê um bom Umbandista.
Nisto o Preto Velho parou de falar e começou a dar boas baforadas em seu cachimbo ao mesmo tempo que passava no moço um ramo de guiné o qual molhava num copo com água promovendo a limpeza do moço.
Impaciente André pergunta:
_ E a segunda coisa ruim Pai!
_ A segunda ficou lá na porta donde o Exu barrou de entra aqui.Um bando de kiumba(espíritos zombeteiros,obsidiadores ou maldosos) que estavam atrás de zuncê pra ver onde zuncê ia começar outra discussão.
---Exemplos sempre serão mais fortes e eficientes que palavras----

 



" Não critiques o que não entende.

Ao invés de criticar, conheça.

Leia, estude, conheça um terreiro de Umbanda.

 

Vovó Rita

Lá pelos anos de 1793 na capital do Congo, em uma família de grande posse, nascia uma negrinha preta como um tição, a qual recebera o nome de Rita, cresceu e quando já estava com seus quinze anos aproximadamente, a negrinha Rita vivia fugindo dos muros de sua casa para poder brincar e se encontrar com as crianças de família de menor posse, por diversas vezes tirava de seus pés os calçados que usava e doava aos amigos mais humildes e de pés no chão, chegava em sua casa e lá vinha broncas de seus pais, o qual sempre lhe cobrava por onde andava que ninguém sabia de suas saídas e seu paradeiro, sempre que retornava estava sem uma de suas vestes, ora era uma blusa, ora um vestido, ora um calçado e assim levava sua vida a rica menina Rita, aproveitando de suas desculpas sempre não convincentes para seus pais, os mesmos lhe dizia que um dia ainda iria se arrepender por sair de seus domínios onde tudo era seguro e se aventurar junto aos demais negros sem nenhuma cultura.
Em um dia normal de suas andanças, a negrinha Rita, foi avistada por elementos desconhecidos daquelas redondezas, mal sabia ela que eram mercadores de escravos, e, vendo aquela negrinha nova, bonita logo foram chamados a atenção então pelos olheiros dos mercadores, que não perderam tempo em seqüestra-la (capturá-la como se dizia para os demais negros), começou ai uma longa historia da negra escrava Rita de Congo.
Trazida ao Brasil, só sabia ela que desceram em um local onde se dizia que era Santos em São Paulo, então a negrinha dizia com seus companheiros de viagem, ao menos estamos em um local de “Santo” e por certo não nos farão mal algum, pobre coitada foi, foi logo colocada a venda em feiras de escravos e arrematado por um senhor que se dizia proprietário de terras no interior do estado de São Paulo.(conhecido ele como senhor das terras do café e cana) Levada foi a negrinha Rita que chamava a atenção de todos por ser bem apanhada, bonita,. . . e aos dezesseis anos foi logo colocada como procriadora, obrigada a ser fêmea dos negros procriadores de escravos. Deu a luz a vários filhos, não sabe ela quantos, mas sabe que mal os mesmos nasciam e lhe era tirados pelos feitores, colocando-os a venda, como havia trocas de negros entre os senhores de terras, era ela obrigada a amamentar os negrinhos que lhes eram trazidos sem saber sequer a quem estava amamentando, mal terminava ela de dar a luz a um filho e já tinha outro negro a espera para nova “cria” assim viveu ela Rita até os seus quarenta e cinco anos, acredita ela, pois quando começou a escassear suas “regras” (entrara ela na menopausa), foi colocada a trabalhar na cozinha do senhor das terras, aprendeu a culinária brasileira, portuguesa e criou sua própria culinária, com tantos partos sofridos aprendeu ela a se cuidar como se animal fosse, e então aplicava estes conhecimentos de “parteira” também as demais negras, como era inteligente e de certa forma diferente das demais negras, tenha certas “regalias” na casa grande, mas para isto tinha de cuidar, e muito bem, também das filhas dos patrões que residiam na casa grande, com este conhecimento aprendeu a cuidar de crianças com todo o tipo de problemas, lembra Vó Rita, que muitos filhos dos patrões a ela pedia socorro para que intercedesse junto aos seus pais para que lhe dessem algumas regalias, coisas de crianças como ela mesmo diz. Conta ela Vó Rita, que era uma das que mais ajudava os negros aprisionados, pois como engordou demasiadamente, a mesma tinha facilidade de levar comida a estes negros, e diz ela que quando o negro era “açoitado” o mesmo sentia muita sede, e para ampara-lo a nega Rita levava-lhes “chu-chu” bem cozido e explica ela o “chu-chu” cozido alem de enganar a fome também mata a sede. Com 94 anos partia deste mundo material a negra Rita que hoje através de sua evolução no mundo espiritual vem nos ajudar em nosso dia a dia sempre com aquele amor e humildade dos pretos velhos, comenta ela Vó Rita; saio da matéria com 94 anos e não era caduca, tinha quando encarnada 114 kilos.

Agradecemos sua visita Volte sempre....

aviso
Os textos apresentados na sua maioria foram retirados , da internet. Esse é um espaço onde
colocamos diversos pensamentos e o nosso principal objetivo é a divulgação da nossa Umbanda.
Quando algum texto for de autoria do Centro Pai João de angola, o responsável será indicado; da mesma forma que
fazemos com outros autores que não têm vínculos com a nossa casa...
Comunicado Importante:
Este é um Site totalmente gratuito, sem fim comercial ou lucrativo. Algumas imagens e informações provêm de outros sites na internet. Caso você seja o detentor do Copyright de qualquer uma delas, e deseje que ela seja retirada, por favor, é só nos mandar uma mensagem citando o nome e a localização para sua remoção imediata. Não temos o objetivo de nos apropriar de informações alheias tomando-as como nossa, pelo contrário, sempre que possível, colocaremos o nome do autor abaixo do título para deixar bem claro que a intenção é de divulgar a Umbanda através de textos bem elaborados e esclarecedores. Saiba que o Centro Pai João de Angola está isento de qualquer responsabilidade.
 


Ponto_-_Preto_Velho_Caminhou.mp3

  • Ao mestre com carinho
  • Ogum
  • Oxum
  • Yansã
  • oracões
  • Xangô
  • Yemanjá
  • Oxossi
  • Oxalá
  • Oxumarê
  • Preto-velhos
  • Caboclos
  • Boaideiros na Umbanda
  • Baianos na Umbanda
  • Marinheiros
  • Pomba Gira
  • Maria Padilha
  • Oração de exu
  • Banhos de descarregos
  • pontos-riscados-Exu
  • História de Rei Congo
  • Pontos Cantados Orixás
  • Pontos cantados Diversos
  • Maria Redonda
  • Sitemap
  • Mensagem de Zé Pilintra
  • Pai José da Guiné
  • Exu Capa Preta
  • Exu das Sete Encruzilhadas
  • Exu morcego
  • Exu Meia Noite
  • Mensagem de Pai joão de Angola
  • Conselhos de Pai joao de Angola
  • pai-joao
  • Oração a Pai joão de Angola
  • Atribuição dos Preto-velhos
  • CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA
  • Histórias de Vovó Luiza
  • Quem Somos
  • Linha de Caboclos
  • Livro de Visitas 1
  • Ogum Rompe Mato
  • Ogum Yara
  • Altar Virtual dos Orixás
  • Altar Virtual
  • Descubra seu Orixá
  • Altar Virtual de Exu
  • Altar virtual de Ogum
  • Altar virtual de Oxum
  • Altar virtual dos Preto-velhos
  • Altar de Nossa Senhora
  • Ogum vencedor de Demanda
  • Fundamentos
  • OS TRABALHOS DESENVOLVIDOS
  • Cartão de Visitas
  • livro-de-visitas-2
  • Orações 2
  • Os dez maiores erros cometidos por médiuns umbandi
  • A Saída dos Orixás
  • A História de vovô Benedito
  • Oferendas de Oxum
  • Textos de Umbanda
  • Oferenda de Xangô
  • Oferendas de Ogum
  • Oferenda de oxossi
  • a-mediunidade-os-orixás-e-os-caboclos
  • orações diversas
  • Oração ao Pai João de Angola
  • oração a escrava anastacia
  • ORAÇÃO A PAI BENEDITO DE ARUANDA
  • Oração a Maria Bueno
  • Oração a Tia Maria de Minas
  • Oração ao caboclo 7 flexas
  • Oração ao caboclo boiadeiro
  • Oração ao seu Zé Pilintra
  • Oração a são cosme e damião
  • Oração para fechamento de corpo
  • Oração a cabocla Jurema da praia
  • Oração ao Divino Espirito Santo
  • ORAÇÃO AOS PRETOS VELHOS – I
  • oração a Oxalá
  • Prece à tia Rita da Bahia
  • Oração dos Preto velhos-4
  • Oração dos Preto velhos 3
  • Oração dos preto velhos 2
  • Oração do Perdão
  • Para teu Lar
  • Prece de Caritas
  • Orações a Yemanjá
  • orações a Oxossi
  • Prece a xangô
  • Orações a santa Barbara
  • Orações a Yansã
  • Oração da Pomba-gira
  • Oração de São jorge
  • Oração a Oxum
  • Oração para cura de traumas emocionais e decepções
  • Oração para começar o dia
  • ORAÇÃO FORTE E PODEROSA CONTRA INIMIGOS E INVEJA
  • Pai Nosso Umbandista
  • Creio em Deus Pai na Umbanda
  • Oração aos Orixás
  • Oração ao anjo da guarda
  • Pedido de Proteção
  • Oração poderosa de Pai joão
  • Oração à Nossa Senhora da Cabeça
  • Oração a Bezerra de Menezes
  • Oração ao Poderoso Santo Expedito
  • Oração à São José Operário
  • Oração a São Miguel Arcanjo
  • Oração para abrir caminhos
  • Oração ao sete Encruzilhada
  • Abertura dos trabalho 2
  • Prece de Abertura dos trabalhos
  • Prece ao Caboclo Sete Estrelas
  • Oração ao Caboclo Ventania
  • Caboclo 7 Pedreiras
  • PRECE A POMBA-GIRA
  • oração a tranca rua das almas
  • Prece ao Pai João da Mata
  • Oração ao Caboclo
  • Oração a Boiadeiro
  • Oração as sete linhas
  • ORAÇÃO DO PAI JOSÉ DE ARUANDA
  • Oração ao Pai Joaquim
  • Oração do baiano Corisco
  • BENZEDURA CONTRA O MAU-OLHADO INVEJA E QUEBRANTO
  • ORAÇÃO PARA BÊNÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO OU LAR
  • ORAÇÃO PARA PEDIR FÉ
  • Oração aos Pretos Velhos e Pretas Velhas
  • Oração a Santa Sara Kali
  • Os Filhos de Omolu
  • Ebó para Yansã
  • Comida de Xangô
  • Lendas de Iansã com Ogum
  • Pontos cantados de Pomba-gira em Videos
  • ORIXÁS EXÚ E OGUM
  • Sem Exu não se Faz nada
  • OS FILHOS DE EXÚ
  • Pontos Cantados de Oxala Videos
  • Pontos Cantados de Ogum Videos
  • Pontos Cantados de Oxum Videos
  • Pontos Cantados de Yemanjá Videos
  • Pontos Cantados de Oxossi Videos
  • Galeria de Videos
  • Pontos Cantados de Xangô videos
  • Pontos Cantados de Yansã videos
  • PORQUE OS EXUS RIEM
  • Videos de Preto velhos
  • Cigano Pablo
  • Cigana esmeralda
  • Mensagem de Ogum
  • Ogum Beira Mar
  • Altar na Umbanda
  • A tristeza dos Orixás
  • Amor palavra de ordem na gira
  • AS FALANGES DE TRABALHO NA UMBANDA
  • ASSISTÊNCIA
  • exu não e fofoqueiro
  • ATITUDE INTERIOR
  • BANDEIRA BRANCA DE OXALÁ
  • Cantos e Palmas num Terreiro
  • Como acontece a Gira
  • conduta moral
  • CONDUTA NO TERREIRO DE UMBANDA
  • Conflitos
  • Conflitos Familiares
  • Como ler escutar ou observar e saber se aquilo é
  • Cores e a Umbanda
  • Cumprimentos e Posturas
  • De Olhos Fechados
  • Deus não te Fez para sofrer
  • Deus salve a Umbanda
  • Página em Atualização
  • EGUNS E QUIÚMBAS
  • ELEMENTOS DO TERREIRO DA UMBANDA
  • ENTENDENDO A INVEJA
  • ESPIRITUALIDADE E CONSCIÊNCIA
  • EXPRESSÕES USADAS NA UMBANDA
  • EXU NÃO É DIABO
  • falta de doutrina e de complemetimento
  • Faz caridade fio
  • Os perigos e conseqüências da mediunidade mal orie
  • O DIA DE FINADOS NA UMBANDA
  • Fazer o bem sem ver a quem
  • Os Médiuns são Parceiros
  • Fumos e Bebidas
  • Fundamentação Doutrinária
  • GUIAS E COLARES
  • Hierarquia na Casa de Umbanda
  • Humildade
  • Jogaram uma carga pesada pra cima de mim
  • O maior inimigo da Umbanda
  • Mediunidade na Umbanda
  • Mediunidade um passo de cada vez
  • Mensagem do Caboclo Sete Flechas
  • MIRONGA DE PRETO VELHO
  • Não abandone seu posto de serviço
  • Normas dos Terreiros
  • Nossos Umbigos
  • Linha de Esquerda Exu e ´Pomba-Gira
  • O pequeno universo do umbandista
  • O Perdão Não tem Contra-indicação
  • O Templo Que Vos Acolhe
  • obrigações na umbanda
  • OBRIGADO VOVÔ
  • ORAÇÃO DO UMBANDISTA
  • Orixá de Cabeça
  • Os Caboclos na Lição de Pai João
  • Os Orixás se Manifestam em Nós e Através de Nós
  • Oração de Ogum Xoroquê
  • .